AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

SABIC lança alternativa aos compostos termofixos
Chapas apresentam diversas propriedades de alto desempenho

29/09/2010 - 21h32
(
Da assessoria da SABIC no Brasil) -
A SABIC Innovative Plastics lançou uma tecnologia inovadora para peças semiestruturais de interiores de aeronaves.  As novas placas aeroespaciais compostas (Composite Aerospace Board, CAB), desenvolvidas com a resina de polieterimida (PEI) Ultem, em conjunto com a Crane & Co., líder global em papel especial, são uma alternativa superior aos compostos termofixos.

_

Divulgação - SABIC

 

SABIC

 

O composto Ultem pode ser aplicado em paredes laterais e painéis de teto de aeronaves.
 

As chapas de CAB Ultem, além de poderem ser termoformadas rapidamente, apresentam diversas propriedades de alto desempenho: são recicláveis, têm alto potencial para serem remodeladas com uma camada de filme decorativo e atendem aos requisitos da Federal Aviation Administration (FAA) para uma vida útil maior. Atualmente, este material está sendo testado pela Crane, uma companhia aérea que é parceira da SABIC Innovative Plastics no lançamento de uma outra tecnologia que visa a redução de custos para a indústria global de aeronaves.

"Com a chapa de CAB Ultem, a SABIC Innovative Plastics e a Crane obtiveram vantagens em relação aos compostos tradicionais laminados (colméias), em todos os sentidos, desde a redução do tempo de ciclo, até a duplicação da vida útil da peça", afirma Kim Choate, líder global de mercado do produto Ultem da SABIC Innovative Plastics.

"O bom desempenho de segurança e o baixo peso da resina Ultem fazem com que ela seja bem-sucedida em aplicações para o interior de aeronaves há vários anos. Agora, na forma de resina Ultem e painel composto reforçado com fibra de vidro, este material está novamente demonstrando sua versatilidade para ser utilizada em diversas formas e está oferecendo valor adicional à indústria de aeronaves. Estamos confiantes de que a chapa de CAB Ultem se tornará o novo padrão de excelência para painéis interiores", diz Choate.

"Vimos uma oportunidade para aplicar nossa experiência em tecnologia de papéis especiais, de uma maneira totalmente nova, e escolhemos colaborar com a SABIC Innovative Plastics em razão de sua liderança em materiais de alto desempenho para aplicações no interior de aeronaves", afirma Dennis Lockyer, vice-presidente de materiais técnicos e não tecidos da Crane & Co.

"A resina Ultem foi a solução que procurávamos para criar um composto de papel inovador e tecnologicamente avançado. Nosso relacionamento bem-sucedido com a SABIC Innovative Plastics nos permitiu diversificar nossa linha de produtos e nos focarmos em uma nova oportunidade de mercado"
, confirma Lockyer.


Tecnologia de ponta em compostos termoplásticos

O uso de termoplásticos avançados para substituir os termofixos tradicionais em interiores de aeronaves oferece diversos benefícios, inclusive a possibilidade de reciclagem. O mais notável é a redução de custos do sistema. Como os compostos de aramida laminados (colméias) são muito sensíveis à umidade e à luz ultravioleta (UV), as bordas porosas da peça devem ser cuidadosamente preenchidas e vedadas à mão, em um processo que pode levar até 10 horas.

Por outro lado, as peças de chapa de CAB Ultem podem ser rapidamente termoformadas em minutos, dispensando o acabamento secundário, graças às propriedades de resistência UV e baixa absorção de umidade da resina Ultem. Além de possibilitar tempos de ciclo mais rápidos, a chapa de CAB Ultem reduz os custos do sistema por meio de sua capacidade de ser revestida e por atender às propriedades de chama, fumo e toxicidade (flame-smoke-toxicity, FST), proporcionando uma vida útil maior, uma opção anteriormente não disponível aos clientes que usavam o composto de aramida laminado (colméia).

A chapa de CAB Ultem apresenta excelente desempenho de FST pelo qual a resina Ultem é conhecida. O material supera o rigoroso padrão 55/55 da Ohio State University (OSU). Outro benefício é seu baixo peso. A chapa de CAB Ultem pesa em média 1.350 g/metro quadrado e pode ser personalizada para atender uma variedade de exigências de peso da peça.

As aplicações visadas por nosso composto incluem paredes laterais, painéis de cabines, painéis de teto, forros de porta e divisores.


A
SABIC Innovative Plastics

A
SABIC Innovative Plastics é líder global em fornecimento de termoplásticos de engenharia, oferecendo soluções inovadoras a seus clientes há 75 anos. Atualmente, a SABIC Innovative Plastics é uma empresa multibilionária com operações em mais de 35 países e cerca de 9.000 funcionários em todo o mundo. A empresa continua a liderar o setor de plásticos, com a colaboração de seus clientes e investimentos contínuos em novas tecnologias de polímeros, desenvolvendo aplicações globais, tecnologias de processos e soluções ambientalmente responsáveis que atendem a diversos mercados, como o automotivo, de aparelhos eletrônicos, construção civil, transporte e médico-hospitalar. A extensa linha de produtos da empresa abrange resinas termoplásticas, revestimentos, compostos especiais, filmes e chapas. SABIC Innovative Plastics é uma subsidiária integral da Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), uma das seis principais fabricantes de produtos petroquímicos do mundo.
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds