AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Esquadrilha da Fumaça completa 58 anos de história
Comemoração acontecerá neste sábado, às 16h45, em Pirassununga

11/05/2010 - 12h09
(Da assessoria
do EDA) -
"14 de maio de 1952. A Esquadrilha da Fumaça realiza a sua primeira exibição oficial. Desde então, milhares de pessoas têm tido a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a perícia dos pilotos e com a competente equipe de mecânicos que os assessora, e despertam, por isso, o reconhecimento, a admiração e o respeito pela Força Aérea Brasileira.”

   
_

Divulgação - Esquadrilha da Fumaça

 

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

 

Os T-6 da primeira formação da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando o Rio de Janeiro.
 
  

Quem nunca leu este texto em uma daquelas revistas distribuídas ao público das demonstrações? Ou então no poster? Quem sabe no site oficial?

Embora não se saiba o autor deste clássico. Ele foi, durante anos, utilizado para contar a história da nossa querida Esquadrilha da Fumaça. Assim como a história, o texto, certamente, tem a contribuição de diversos atores.

Há 58 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realizava a sua primeira demonstração oficial, na cidade do Rio de Janeiro. Desde a década de 50 até os dias atuais, diversas foram as transformações que esta, mundialmente reconhecida, unidade da Força Aérea Brasileira sofreu. Da mudança de cidade à escolha de novos vetores que estivessem em consonância com a evolução da aviação, a Esquadrilha tem, hoje, muitos motivos para comemorar.

O Esquadrão tem atingido uma média de 100 demonstrações anuais, das quais diversas alcançam populações dos mais distantes pontos do território nacional e até do exterior. No total, foram mais de 3340 demonstrações realizadas, sendo mais de 2000 atribuídas ao T-27 Tucano.

O título de “Embaixador de Brasil nos céus” está tão bem sustentado, que as representações do Brasil no exterior pelo EDA tem se tornado uma rotina. Nos últimos oito anos, a Esquadrilha da Fumaça visitou mais de dez países, mais do que a média histórica dos seus 50 primeiros anos de existência.

A missão da Esquadrilha da Fumaça tornou-se tão estratégica à Força Aérea Brasileira que a unidade tem recebido alguns incentivos tanto no âmbito dos recursos humanos quanto físicos.

Em relação aos recursos humanos, há dois anos, o número de pilotos aumentou de onze para treze, de maneira a garantir dois pilotos, nas posições de voo de #2 a #7. Quanto à estrutura física da unidade, ela começou a ser reformada, no final do ano de 2009. Além do aumento das instalações oficiais, as obras preveem uma adequação da estrutura de maneira a melhorar o relacionamento da Esquadrilha da Fumaça com os seus diversos públicos alvo.

Para celebrar tantas conquistas, gerações de fumaceiros de todos os tempos reúnem-se, no dia 15 de maio, para participar dos eventos que serão promovidos. Dentre eles, será realizada uma reunião em que o Coronel Aviador Otto Uwe Voget, ex-comandante do EDA, discursa sobre os desafios de seu comando, no período de 2000 a 2002. Além disso, a Esquadrilha da Fumaça realiza uma demonstração em sua sede, aberta ao público, com algumas novidades, às 16h45min.


Opine sobre a reportagem pelo Twitter do site.
 

 
 
 
TWITTER |
ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds