AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Segundo a Infraero, movimentação de passageiros em Viracopos cresce mais de 175% em 2009
O aeroporto campineiro deve registrar 3 milhões de embarque e desembarque em 2009

09/01/2010 - 16h58
(
Rodrigo Zanette - Com informações da Infraero) -
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), encerrou o ano de 2009 com o supreendente balanço de mais de 175% de aumento na movimentação de passageiros domésticos embarcados e desembarcados.

_

Rogério Castellao - 19/01/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Embraer 195AR, PR-AYC, "A Liberdade é Azul", da Azul, taxiando no aeroporto de Salvador.
  

Dados preliminares da Infraero, empresa estatal que administra 66 aeroportos brasileiros, indicam que o total de embarques e desembarques por meio do aeroporto campineiro no último ano deve se aproximar dos 3 milhões, o que representa movimentação triplicada em relação ao ano de 2008, quando o número registrado foi de pouco mais de 1 milhão de passageiros movimentados.

Com isso, Viracopos se torna mais um aeroporto brasileiro a operar acima de sua capacidade, já que o limite de movimentação é de 2 milhões de passageiros por ano.

Confira o ranking de movimentação de passageiros da Infraero, entre janeiro e novembro de 2009.

Os dados refletem a forte elevação na quantidade de usuários do aeroporto. A média diária de passageiros saltou de 3 para 8 mil movimentos. A entrada de uma nova companhia aérea no mercado (Azul) e a reação das demais companhias frente à concorrência, figuram como principais fatores do crescimento. A disponibilidade de ônibus saindo de cidades como São Paulo, Sorocaba e Piracicaba direto para o aeroporto também refletiram no aumento. O transporte é oferecido pela Azul.

As receitas aeronáuticas, taxas com operações de  pousos e decolagens, embarques e desembarques e permanência de aviões nos pátios, aumentaram cerca de 47%, entre janeiro e novembro de 2009 se comparado ao mesmo período em 2008.

"A participação das receitas aeronáuticas era pequena no total do aeroporto. O perfil estava consolidado em cargas. Com o crescimento no fluxo de passageiros, houve um incremento nas receitas, que ainda são menores do que os recursos obtidos com  carga aérea. O setor de transporte de carga foi muito atingido pela crise econômica e apresentou recuo em 2009", explica a superintendente da Infraero em Campinas, Lilian Ratto Neves.

Segundo a executiva, o desempenho de 2009 reforça o potencial do terminal campineiro para atender a demanda de passageiros no Estado de São Paulo. A participação das receitas aeronáuticas no total de recursos do aeroporto subiu de cerca de 11% em 2008 para aproximadamente 19% em 2009.

A Infraero trabalha em melhorias na infraestrutura do aeroporto frente à nova demanda, entre elas a ampliação do estacionamento de veículos e nova demarcações para os pátios de aeronaves. Há médio prazo, há projetos previstos como a ampliação das áreas atuais de embarque e desembarque e a reforma da pista de pousos e decolagens.

 

Opine sobre a reportagem pelo Twitter do site.
 

 
TWITTER |
ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds