AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Azul foi a mais pontual em 2009
Segundo a ANAC, a média mensal de atrasos da companhia foi de 8,1%

06
/01/2010 - 15h44
(
Das assessorias da Azul e da ANAC) -
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que divulgou balanço anual, a Azul Linhas Aéreas foi a empresa mais pontual em 2009, entre as companhias aéreas domésticas, com uma média mensal de atrasos de 8,1%. São considerados voos atrasados aqueles que decolam com 30 minutos depois do horário estipulado.

 

Rogério Castellao - 19/01/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Embraer 195AR, PR-AYC, "A Liberdade é Azul", da Azul, taxiando no aeroporto de Salvador.
  

Com base em dados da Infraero, o relatório da ANAC mostra o seguinte ranking de atrasos entre as companhias aéreas domésticas brasileiras em 2009:
1 Azul - 8,1%
2 OceanAir - 8,3%
3 TAM - 10%
4 GOL/Varig - 10,2%
5 Webjet - 13,1%

Segundo a agência, o setor aéreo no Brasil teve um ano de forte crescimento e mais eficiência nos serviços: pela projeção da ANAC, o ano de 2009 deve ter mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008 e um salto de 15,4 milhões em relação a 2007. Já os atrasos recuaram ano a ano: em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média do ano foi de 28,6%; em 2008 a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro e, em 2009, a média anual foi de 11%.

O movimento foi tranquilo inclusive no fim de ano, época de movimento intenso nos aeroportos. Para a ANAC, esse resultado pode ser creditado a várias ações tomadas durante o ano.

“O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a ANAC tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)”, explica a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira.

A ação da agência neste período de festas foi coordenada com o Ministério da Defesa, Infraero e Aeronáutica. Do dia 18 de dezembro até 4 de janeiro, a ANAC manteve 148 pessoas acompanhando diretamente a movimentação nos aeroportos e no centro de controle de voos da Aeronáutica. As companhias aéreas também se comprometeram com a ANAC a não praticar overbooking, a aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. Mesmo nos casos das chuvas que chegaram a fechar momentaneamente alguns dos principais aeroportos do País por motivos de segurança, como no Rio e em Minas Gerais, a agência acompanhou a assistência devida aos passageiros pelas companhias aéreas.

Passageiros com mais informações sobre seus direitos e deveres também contribuíram para a normalidade nos aeroportos. A ANAC, em conjunto com as demais autoridades do setor, criou uma página na Internet para orientar especialmente as pessoas que não têm o hábito de viajar ou fizeram sua primeira viagem de avião em 2009. O site "Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro" continuará disponível no endereço www.anac.gov.br/horadeviajar, e traz informações sobre documentos para embarque, bagagem, horários de check-in entre outros.

Em casos de problemas não resolvidos pela companhia aérea, o passageiro pode recorrer à ANAC pelo telefone 0800 725 4445, pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou ainda nos postos de atendimento da agência nos 10 principais aeroportos do País.

 

Opine sobre a reportagem pelo Twitter do site.
 

 
TWITTER |
ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds