AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

TAM renova certificação internacional IOSA em segurança operacional
IATA atesta o compromisso da TAM com a segurança em suas operações
 

1
2/02/2010 - 9h11
(
Da assessoria da TAM) -
A TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines, esta com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram o registro de renovação IOSA (IATA Operational Safety Audit) até janeiro de 2012. O certificado é o mais completo e aceito atestado internacional de segurança operacional na aviação civil.

_

Valdemar Júnior - 05/09/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Airbus A320-232, PR-MAB, recebendo manutenção no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos.
  

A revalidação do registro IOSA foi conferida às duas companhias aéreas após a conclusão da auditoria realizada pela ARGUS PROS, organização independente e credenciada  pela IATA (International Air Transport Association). O processo envolveu diversas áreas de ambas as empresas, que atenderam a aproximadamente 940 requisitos relacionados com a segurança das operações.

Desde janeiro de 2007, a TAM possui o registro IOSA. A certificação foi ratificada pela IATA em 2008 e novamente agora, em janeiro de 2010.

Lançado pela IATA em 2003, o Programa IOSA é referência mundial para o gerenciamento da segurança operacional na aviação civil e avalia  processos das empresas aéreas relacionados a: sistema de gerenciamento, operações de voo, despacho operacional, operações de rampa, aeroportos, manutenção, cargas, segurança operacional e treinamento de todas as áreas envolvidas nas operações.

Produzidos de forma padronizada e consistente, os relatórios IOSA são aceitos pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Também são aceitos por empresas aéreas internacionais nos acordos de codeshare, dispensando  sobreposições de auditorias da mesma natureza a cada nova parceria estabelecida.

Com a renovação do registro IOSA, a TAM atende a mais um requisito para o ingresso na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais. A expectativa é de que o processo de integração à aliança seja concluído no segundo trimestre deste ano.


Segurança operacional

A segurança  faz parte dos mandamentos deixados pelo comandante Rolim Amaro, fundador da TAM. De acordo com os mais altos padrões de governança, o departamento Safety da TAM é totalmente independente dos demais setores da empresa e responde diretamente à presidência.

A TAM segue rigorosamente normas e padrões estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas do Brasil, Estados Unidos e Europa, além de organizações internacionais, como a ICAO (
International Civil Aviation Organization). Também é filiada aos mais importantes órgãos de segurança de voo da aviação civil no mundo, entre eles a FSF (Flight Safety Foundation), a maior organização mundial não-governamental.

A  companhia participa ativamente do Comitê Regional de Segurança de Voo (RCG)  das Américas - Caribe, da IATA, e é membro efetivo do
United Kingdom Flight Safety Committee (UKFSC), associação de entidades e profissionais dedicados ao aprimoramento da segurança de voo na aviação comercial no Reino Unido. 


Opine sobre a reportagem pelo Twitter do site.
 

 
TWITTER |
ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds