AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Helibras entrega os três primeiros EC725 às Forças Armadas
Aeronaves foram produzidas na França pela Eurocopter com acompanhamento de técnicos e militares brasileiros, e serão fabricadas no Brasil a partir de 2012

20/12/2010 - 14h48
(
Da assessoria da Helibras) -
A Helibras, subsidiária da Eurocopter, entregou nesta hoje, às 14h30, na Base Aérea de Brasília, os três primeiros helicópteros EC725 previstos no contrato firmado com o Ministério da Defesa para fornecimento de 50 unidades para as Forças Armadas, o que levará à produção, no Brasil, dessas aeronaves de asas rotativas
.

_

Divulgação - Helibras

 

HELIBRAS

 

Eurocopter EC725 da Marinha Brasileira.
 

As três primeiras unidades foram entregues com uma configuração básica, a qual será complementada posteriormente no Brasil. Os pilotos e técnicos da Helibras e da Eurocopter realizaram testes de voo de entrega, que foram seguidos por avaliações de aceitação realizadas por representantes das Forças Armadas brasileiras, cujo pessoal tem participado de cursos e treinamentos de formação desde maio, para operar e manter os EC725.

Os primeiros EC725 estão sendo produzidos pela Eurocopter na França e finalizados na Helibras, durante o período de construção das novas instalações da empresa, em Itajubá (MG), previstas para estarem prontas no início de 2012. O cronograma de entregas estabelecido com as Forças Armadas vai obedecer a uma escala gradativa de nacionalização que chegará a um mínimo de 50% até 2016, prazo de entrega dos últimos helicópteros.

Para o presidente da empresa brasileira, Eduardo Marson, “a Helibras está cumprindo o objetivo de capacitar os nossos profissionais, ao mesmo tempo em que avançam as obras físicas de expansão e vão sendo realizados os treinamentos e intercâmbios entre técnicos do Brasil e da França.” Um primeiro grupo de engenheiros e técnicos já realizou treinamentos na França neste semestre, depois de ter participado de uma etapa preliminar para familiarização com o equipamento realizada no Brasil.

O programa do EC725, que dobrará a capacidade instalada da empresa, assim como o número de colaboradores, tem um investimento previsto em R$ 420 milhões e vai permitir que a Helibras, subsidiária do grupo Eurocopter, produza e realize a manutenção de helicópteros de grande porte, transformando-se em uma importante unidade industrial da Eurocopter e do Grupo EADS na América do Sul.

Com as obras de expansão, a capacidade instalada da empresa será duplicada. De uma empresa de 300 funcionários e 14 mil metros de área construída antes do programa do EC725, a partir do final de 2011 a Helibras passará a ser uma empresa com mais de 600 empregados e com uma área construída praticamente o dobro da atual. Incluindo não apenas as contratações relacionadas ao EC725, mas também para os demais programas de produção e manutenção civil e militar, a previsão é chegar a 1.000 funcionários em três anos.

A nova unidade fabril está sendo construída sob critérios de sustentabilidade (green building), contemplando utilização de materiais recicláveis no cabeamento e divisórias, estruturas modulares com baixo custo de manutenção, painéis solares, processos naturais de iluminação e circulação de ar, sistemas de recuperação de águas pluviais, etc.


Acompanhamento do GAC

Desde o início de outubro funciona nas dependências da Helibras, em Itajubá, o GAC (Grupo de Acompanhamento e Controle), responsável por representar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica em todos os assuntos referentes às novas aeronaves EC725.

Composto inicialmente de sete oficiais das três armas sob a coordenação do Coronel Engenheiro Mário Márcio Ramos Teixeira, o GAC deverá contar, no auge da fabricação dos EC725 no Brasil, com 16 integrantes. O grupo deverá conferir os materiais recebidos da Eurocopter para a produção dos helicópteros no Brasil, acompanhar os trabalhos na linha de produção e o recebimento formal das aeronaves prontas, e todos os demais contatos necessários entre o fabricante e os clientes.

Os integrantes do GAC em Itajubá trabalham em regime integral nas instalações da Helibras, a exemplo dos integrantes de uma estrutura semelhante implantada pela Eurocopter, em Marignane, na França. “O acompanhamento de todas as fases de construção dos EC725 por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica também foi uma contrapartida assumida com o Ministério da Defesa, garantindo a transferência e domínio de toda a tecnologia pelos brasileiros”, destaca Marson.


Primeiros fornecedores brasileiros

Segundo o presidente da Helibras, “além de partes e peças que ao longo dos anos serão fornecidas por empresas brasileiras (dependendo de investimentos em pesquisas, desenvolvimento e capacitação por parte desses fornecedores), são muitos os técnicos e engenheiros brasileiros que estão sendo treinados on the job nos próprios EC725 em Marignane, o que significa ter contato com todos os detalhes e fases do processo de produção. Após esse período, esses técnicos vão trabalhar aqui no Brasil, executando todas as atividades sob supervisão de outros técnicos franceses, ou seja, continuando a ter contato com todos os dados, sistemas e métodos produtivos relacionados ao modelo.”

Os primeiros contratos com fornecedores brasileiros para suprimento de partes dos EC725 destinados às Forças Armadas foram firmados em outubro. As empresas contratadas foram a InbraAerospace, fabricante de peças em materiais compostos, e a Toyo Matic, que produz peças usinadas para a indústria aeronáutica.

A Inbra vai fornecer capôs e carenagens do cone de cauda, além da estrutura intermediária em material composto, tecnologia ainda não disponível no Brasil, a mesma empregada em outros helicópteros militares da Eurocopter como o Tiger e o NH90, que a empresa deverá desenvolver aqui no país. A Toyo fará a usinagem de uma peça complexa: o punho da cabeça do rotor principal com máquinas de 4 e 5 eixos.

As duas empresas farão parte do grupo de fornecedores do consórcio organizado para a produção do EC725, mas serão homologadas também para fornecer peças para outros produtos da Eurocopter e da Helibras.


O modelo EC725

O modelo EC725 é a versão mais recente da família Super Puma/Cougar. O EC725 é um biturbina multi-missão de médio porte da categoria de 11 toneladas, equipado com rotor de cinco pás e tanque de combustível de grande capacidade, resultando em maior autonomia de voo. Foi concebido para desempenhar múltiplas missões, como SAR (busca e resgate) de combate, transporte tático de longa distância, transporte aeromédico, apoio logístico e missões navais.

A transferência de tecnologia permitirá que a Helibras tenha condições de fabricar o modelo EC225, versão civil do EC725 que vem sendo utilizada nos trabalhos de exploração de petróleo das camadas pré-sal na Bacia de Santos pelas empresas que atendem a Petrobras.

O EC725/EC225 transporta uma impressionante carga de combustível de 2.268 kg , garantindo um tempo de voo de cinco horas. Além dos novos motores Makila 2A1 com uma caixa de transmissão principal mais robusta e novo rotor principal de cinco pás, o EC725/225 possui um glass cockpit com seis grandes monitores multifuncionais.

Outra característica especial do EC725/225 é o piloto-automático (AFCS), o primeiro especificamente projetado para as características de voo de um helicóptero, em lugar dos modelos derivados de aeronaves de asas fixas. A precisão e a estabilidade do modelo já estão definindo novos padrões de segurança nas missões da Força Aérea Francesa, como de transporte de tropas e CSAR, além de SAR civil. Como exemplo, o EC725/225 realiza automaticamente o voo pairado para operação de salvamento com guincho, sobre terra ou mar, com precisão incomparável e em condições impossíveis para outras aeronaves.
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds