AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Brasil tem 63% mais voos internacionais do que 7 anos atrás
Ampliação de acordos bilaterais e liberdade tarifária motivaram o crescimento de 63% nas rotas internacionais nos últimos sete anos

13/04/2010 - 10h06
(
Da assessoria da ANAC) -
Para o usuário de transporte aéreo que planeja ir ao exterior, quanto mais opções de destinos e companhias, melhores serão as possibilidades de encontrar uma viagem adequada, seja a negócios ou a lazer. No Brasil, essa conectividade nunca foi tão alta: segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), são 920 decolagens todas as semanas para 30 países, cerca de 130 voos por dia, isso sem considerar os voos exclusivamente cargueiros e as possibilidades de conexão para qualquer destino.

_

Rodrigo Zanette - 06/07/2008

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Passageiro poderia ser muito melhor atendido se o Brasil investisse mais em infra-estrutura, o que desde 2003 não está acontecendo. Nos principais aeroportos, como Cumbica (foto), é quase impossível achar uma vaga para estacionar e alguns motoristas perdem a paciência, ou não querem perder o voo, acabam deixando o carro em cima da grama. Há casos em que o passageiro fica horas atrás de um lugar para deixar o carro. Em Viracopos (Campinas) isso é comum. O caos vai aumentar no mês que vem, quando a Qatar Airways começa a operar em São Paulo. Infelizmente, no Brasil, quem paga a conta é quem sofre!
 
  

Comparado a 2003, época de forte tráfego partindo do Brasil, o número representa um crescimento de quase 63,4% nas frequências internacionais. Naquele ano, o passageiro podia partir do Brasil para 26 países. Hoje, há voos para 30 países (com o acréscimo de Emirados Árabes, Israel, Turquia, China e Cabo Verde). Somente as rotas diretas para Cuba deixaram de ser oferecidas.

As companhias brasileiras expandiram em 43,7% suas operações para o exterior, com 100 novos voos: de 229 decolagens por semana em 2003 (feitas por TAM, GOL/Varig e Meta, para 329 atualmente, com o surgimento da Gol/Varig e o crescimento da TAM nesse mercado). Já as empresas estrangeiras que voam para o Brasil, cresceram no mesmo período 76,9%: eram 31 companhias no ano de 2003, com 334 frequências, e passaram a ser 42 empresas neste ano, com 591 partidas semanais do país.

Além da queda do dólar, que motivou as viagens para o exterior, as razões para essa expansão também passam pela negociação de acordos aéreos entre o Brasil e outros países e a liberdade tarifária, que acabou com o preço mínimo das passagens aéreas nas rotas internacionais.

Somente nos anos de 2008 e 2009, a ANAC renegociou 26 dos 71 acordos bilaterais mantidos pelo país. O foco da agência está na ampliação da capacidade de voos permitidos e nas condições para que as companhias ofereçam rotas de longo curso, inclusive passando por terceiros países. Com isso, há muito mais opções de escalas e conexões em diferentes países, para que o passageiro possa escolher aquela mais adequada à sua necessidade.

Ao mesmo tempo, o fim das tabelas de preços mínimos para os voos internacionais partindo do Brasil motivou o interesse das companhias aéreas por oferecer mais serviços no país. A liberdade tarifária será completa no dia 23 de abril e com ela as empresas podem praticar promoções, em especial em períodos de baixa temporada, o que era limitado quando as tarifas eram controladas.


Confira o número de voos semanais internacionais do Brasil para cada país:

 

Destino

Decolagens por semana

África do Sul

7

Alemanha

21

Angola

7

Argentina

210

Bolívia

13

Cabo Verde

1

Canadá

7

Chile

49

China

2

Colômbia

14

Emirados Árabes

7

Espanha

30

Estados Unidos

194

França

46

Guiana

2

Guiana Francesa

4

Holanda

6

Inglaterra

17

Israel

3

Itália

20

México

12

Panamá

35

Peru

34

Portugal

58

Turquia

3

Suíça

3

Suriname

3

Uruguai

67

Venezuela

14

Fonte: ANAC.


Opine sobre a reportagem pelo Twitter do site.
 

 
 
 
TWITTER |
ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds