FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Esquadrilha da Fumaça e Patrouille de France dividem a atenção do público no 7 de setembro
EDA esteve na França em 2005 para realizar uma passagem aérea com fumaça colorida nas coras da bandeira brasileira

08/09/2009 - 16h29
(
Da assessoria do EDA) - Embora a Esquadrilha da Fumaça e a Patrouille de France alimentem um relacionamento de longa data, o Desfile de 7 de setembro, em Brasília (DF), é a primeira vez que os times de demonstração aérea dividem a atenção do público na arena.

_

Divulgação - Suboficial Waldemar Prieto Júnior

 

EDA

 

Os pilotos da Patrouille de France.
 

 

Divulgação - Suboficial Waldemar Prieto Júnior

  EDA
 

A Esquadrilha da Fumaça sobrevoando Brasília com a fumaça colorida.
 

Em 2005, sendo o ano do Brasil na França, o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) esteve no país para realizar uma passagem aérea com fumaça colorida nas coras da bandeira brasileira. Além disso, os dois países, desde 2006, realizam uma atividade de intercâmbio entre os comandantes dos esquadrões. A atividade tem se mostrado muito positiva, colaborando para a aproximação das instituições.

Algumas manobras, tais como o coração, o break, tonneau barril, dentre outras, são praticadas pelos dois times de acrobacias.

Outro atrativo do 7 de setembro é que além da demonstração, o EDA fez uma passagem aérea com fumaça colorida. Para que tanto a demonstra
ção como a passagem fossem realizadas, o EDA deslocou-se à Brasília com 11 aeronaves.

A mistura que origina a fumaça colorida é feita do habitual óleo utilizado nas demonstrações, adicionado de corante e solvente, produzida pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS).

O tanque de óleo da aeronave é abastecido como se fosse realizar uma demonstração tradicional. No entanto, o grande envolvimento incide em preparar a aeronave para que o corante da mistura não se fixe à sua pintura. Deste modo, os T-27 recebem uma pasta de polimento antes e são lavadas logo após o voo comemorativo.

É interessante ressaltar que não e possível realizar uma demonstração com fumaça colorida. O principal motivo deve-se ao fato de que, durante a demonstração, o corante da fumaça iria fixar-se no canopi da própria aeronave que a acionou, prejudicando a visualização dos pilotos. Além disso, a fumaça colorida dissipa mais rapidamente do que a branca.

Assim, por questões logísticas e de segurança, a fumaça colorida só é utilizada em desfiles aéreos, mais usualmente no Dia da Independência.

A Patroiulle de France ainda realiza duas demonstrações no Brasil. Dia 12 e 26 de setembro, respectivamente no Rio de Janeiro e Natal.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds