FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
EDA inicia circuito de demonstrações pela região Sul do Brasil
Esquadrilha decolou com oito aeronaves para São José dos Campos na manhã de sábado para participar dos Portões Abertos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

0
8/10/2009 - 11h13
(
Da assessoria do EDA) -
No dia 6 de outubro o EDA iniciou circuito de demonstrações pela região Sul do Brasil. A Esquadrilha decolou com oito aeronaves para São José dos Campos na manhã de sábado, para participar dos Portões Abertos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Apesar da região apresentar uma cobertura de nuvens, as aeronaves pousaram sem problemas no aeroporto.

_

Divulgação - Suboficial Waldemar Prieto Júnior

 

EDA

 

Embraer 312 (T-27 Tucano), FAB 1307, Tucano número 7 da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando Florianópolis.
  

O público, bastante considerável, aguardava com entusiasmo o horário programado para o início da demonstração. Ao longo do evento, diversas atrações estavam à disposição, incluindo voos de aeronaves de caça da FAB e da equipe de acrobacia aérea Tuareg.

Após a decolagem em formação e passagens de reconhecimento, quando houve necessidade de uma criteriosa avaliação da base das nuvens, o comandante do EDA, tenente coronel Moura, decidiu que havia condições de realizar uma demonstração de Bom Tempo, onde todas as manobras, inclusive as verticais, poderiam ser executadas com segurança.

Finalmente, após o pouso, os pilotos dirigiram-se ao público, que girava em torno de dez mil pessoas. Muitas pessoas se entusiasmaram com os efeitos proporcionados pelas acrobacias da Fumaça, e desejavam manifestar sua admiração ao seleto grupo de Fumaceiros.

Como pólo gerador de tecnologia aeroespacial, a cidade de São José dos Campos possui muitos entusiastas da atividade aérea, principalmente do trabalho desenvolvido pelo EDA. Dentre eles, o senhor Jessé Tenório da Costa, empresário de sessenta e cinco anos, natural de Santa Rita do Sapucaí. O senhor Tenório é piloto por hobby, e afirma que já assistiu as demonstrações da Esquadrilha mais de vinte vezes: "Está cem por cento, cada vez melhor. Hoje a tecnologia é muito mais avançada que antes".

Na manhã do dia sete, domingo, a Esquadrilha decolou para Florianópolis, onde se encontraria com o restante da equipe, que se deslocava de Pirassununga a bordo de uma aeronave CASA 295 (C-105 Amazonas), do 1°/15° GAv, Esquadrão Onça. Os demais pilotos e parte dos mecânicos se juntaram à equipe para compor a representação que fará demonstrações em um total de dez cidades dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O time se completa com a tripulação da aeronave Amazonas.

O deslocamento ocorreu de forma tranquila, com um grande tapete branco de nuvens como "estrada" entre as duas cidades. As mais de vinte e cinco mil pessoas presentes na Base Aérea de Florianópolis também se entretiam com diversas atrações proporcionadas pelos Portões Abertos da Base, mas a expectativa sobre a ida da Esquadrilha superava qualquer outra atração. Para anunciar sua chegada, a Esquadrilha fez duas passagens sobre a Base Aérea e pela bela paisagem da Baía Sul de Florianópolis, arrancando palmas e sorrisos dos fãs.

Também em Florianópolis houve expectativa quanto às condições para se executar uma demonstração de bom tempo. Mais uma vez houve consenso entre os pilotos de que havia possibilidade de proporcionar o display completo ao público presente. Muita emoção e muitos aplausos durante a demonstração. Mais uma vez, missão bem cumprida, e um salutar e gratificante contato com o público.

Na segunda-feira, dia reservado para manutenção das aeronaves, o tenente André, um dos pilotos do EDA, realizou palestra sobre a Esquadrilha e sobre a FAB para mais de trezentos alunos de uma escola pública de Florianópolis. Diversos alunos puderam se familiarizar com a Força Aérea, e vários se sentiram motivados para seguir carreira na aviação.

Após um deslocamento tranquilo em vista do que se esperava (uma frente fria se encontra sobre o Estado do Rio Grande do Sul), a Esquadrilha chegou a Santa Cruz do Sul. Os preparativos para a demonstração prevista para a tarde foram realizados rapidamente. O almoço e um pequeno descanso antecederam o show aéreo, que começou exatamente no horário previsto.

A Esquadrilha sobrevoou o Parque da Oktoberfest de Santa Cruz, reconhecendo o terreno e avaliando a meteorologia. As condições não permitiram uma demonstração de Bom Tempo. Mesmo assim, as mais de duas mil pessoas puderam aproveitar bem as manobras do display de Mau Tempo, em que constam manobras que não existem no Bom Tempo, como o Castelo com cruzamento do número 7.

O estudante Pitter Zamboni, natural de Porto Xavier (RS) e aluno do curso de Piloto Comercial do Aeroclube de Caxias do Sul, estava presente na demonstração. Era a terceira vez que assistia: "Eu me emociono muito a cada demonstração. Estou concluindo o curso de piloto no aeroclube e fico cada vez mais entusiasmado vendo essas apresentações."

Os pilotos sentiram-se satisfeitos e aliviados por poderem voar em Santa Cruz do Sul já que, em 2007, a demonstração foi cancelada em função da meteorologia. A equipe agora se desloca para Garibaldi, cidade que será base de apoio para três demonstrações.
 
 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds