FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Segundo protótipo do Bandeirante é exposto no MAB
Aeronave restaurada pela Embraer em 2008 marca reabertura do Memorial Aeroespacial Brasileiro

26/06/2009 - 11h41
(Da Embraer)
-
A Embraer entregou ontem, dia 25 de junho, oficialmente, o segundo protótipo da aeronave EMB 110 Bandeirante ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), localizado em São José dos Campos, Estado de São Paulo. O evento faz parte das atividades comemorativas dos 40 anos da empresa, criada em 19 de agosto de 1969. O avião, restaurado pela Embraer no ano passado, ficará exposto em caráter permanente e marca a reabertura do MAB ao público, fechado temporariamente em função da mudança de administração, reparos e revitalização do acervo.

_

Divulgação - Embraer

 

Divulgação - Embraer

 

O segundo protótipo do Bandeirante depois de ser restaurado.
 

"O sucesso do Brasil em uma indústria tão competitiva como é a indústria aeronáutica, constitui motivo de justo orgulho para os brasileiros e desperta admiração e curiosidade em todo o mundo. Esta história tem suas origens na criação do CTA, então Centro Técnico de Aeronáutica, hoje Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, na década de 1940 e no projeto do Bandeirante, aeronave concebida, projetada e construída na década de 1960 por engenheiros e técnicos do CTA. É com satisfação que contribuímos para manter vivo este passado e vemos o Bandeirante tornar à casa em que nasceu, após cuidadoso restauro", disse Horacio Forjaz, vice-rresidente executivo da Embraer para assuntos corporativos. "A parceria entre Embraer, MAB e Fundação Santos Dumont é muito importante e permitirá que a população brasileira conheça alguns capítulos desta maravilhosa história, fruto da visão e determinação de homens que servem de inspiração às futuras gerações."

O EMB 110 Bandeirante foi o primeiro avião produzido em série pela Embraer. Dos três protótipos originais (denominados EMB 100), o primeiro pertence ao acervo do Musal (Museu Aeroespacial), no Rio de Janeiro, e o terceiro se encontra em exposição permanente no Parque Santos Dumont, em São José dos Campos.

O segundo protótipo pertence à Fundação Santos Dumont e foi cedido para a Embraer. A empresa reformou cuidadosamente a aeronave, tanto interna como externamente, conforme o projeto original. O trabalho foi concluído em outubro de 2008. Após ser exibido à imprensa e aos empregados da Embraer, o avião foi transferido para o MAB, onde fará parte do acervo da instituição.

Após 20 anos (1970-1990) de produção seriada ininterrupta e 498 unidades produzidas e entregues, em 16 versões diferentes, a fabricação do Bandeirante foi encerrada. Ainda hoje, mais de 300 unidades deste pioneiro avião brasileiro estão em operação.

"A Fundação Santos Dumont foi criada em 1956 e sua missão é resgatar a memória da indústria aeronáutica no Brasil", disse o major-brigadeiro-do-ar engenheiro da reserva José Vicente Cabral Checchia, presidente da Fundação Santos Dumont. "Ficamos muito felizes pelo fato do segundo protótipo do Bandeirante estar em boas mãos, recebendo o merecido cuidado e contribuindo para a divulgação da bela história da aviação brasileira."

"O Bandeirante é, além de marco inicial da indústria aeronáutica nacional, a concretização do ideal do marechal Casimiro Montenegro Filho, pois toda a sua luta para a criação do CTA e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), foi para que o esforço dos engenheiros e pesquisadores culminasse nesta aeronave e na criação de uma indústria aeronáutica brasileira", afirmou o major-brigadeiro-do-ar Ronaldo Salamone Nunes, comandante-geral interino de tecnologia aeroespacial. "Receber o segundo protótipo para compor o acervo do MAB significa honrar aqueles que foram os pilares para a realidade de hoje. Cabe ao CTA agradecer a iniciativa da Embraer e da Fundação Santos Dumont."

Criado em 2004, o MAB está localizado nas instalações do CTA e ocupa uma área de 75 mil metros quadrados (equivalente a cerca de 15 campos de futebol). Entre 2004 e 2008, a instituição recebeu mais de 160 mil visitantes. O MAB reabrirá as portas ao público amanhã, dia 27 de junho, sob direção do CTA. A visitação é gratuita e acontece todos os finais de semana, das 9 às 17 horas, via acesso exclusivo, próximo ao aeroporto de São José dos Campos, localizado a 90 km da capital paulista.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds