FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Trip apresenta sua estratégia de crescimento à presidência da república
Empresa sugere medidas de estímulo à aviação regional

24/07/2009 - 10h58
(D
a assessoria da Trip) -
A Trip Linhas Aéreas, maior empresa da aviação regional brasileira, representada pela sua diretoria executiva e membros do conselho de administração, reuniu-se no último dia 21 de julho com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o comandante da aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, com o objetivo de apresentar sua atual estrutura societária e de capital, além do seu plano de investimento e crescimento. Adicionalmente, foram sugeridas medidas de estímulo para o transporte aéreo regional, que possibilitariam incrementar ainda mais sua expansão.

_

Valdemar Júnior - 23/06/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

ATR 42-300, PT-TTL, da Trip, decolando do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
 

A companhia tem como foco estratégico o mercado de aviação regional, que é caracterizado pela realização de voos em ligações de baixa e média densidades de tráfego, operando com aeronaves de até 90 lugares. Este modelo de negócio se demonstrou sustentável para a Trip, que apresenta atualmente, uma taxa de crescimento de 70% ao ano, independentemente da existência de subsídios ou protecionismos, e calcado apenas nas condições do atual mercado competitivo. A companhia obteve, recentemente, o financiamento para a aquisição de quatro aeronaves Embraer, contando com linhas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Banco do Brasil.

As medidas sugeridas visam atender às necessidades do setor, que tem papel fundamental no desenvolvimento econômico do país, dando maior acessibilidade a ligações, também fora dos grandes centros. Dessa forma, a companhia entende que uma política pública eficaz para o desenvolvimento do setor, passaria por medidas que equalizem as questões econômicas que atingem a aviação regional. Somente desta forma, o setor poderia iniciar um ciclo desenvolvimentista baseado no ganho de escala e redução de custos em uma vertente, e barateamento das tarifas e incentivo de tráfego na outra. Para tanto, a companhia sugere ações em três pontos fundamentais: financiamento de aeronaves, melhoria e ampliação da infraestrutura e tratamento tributário diferenciado.

A empresa ressaltou ao presidente da república, a necessidade de forte ampliação e modernização das frotas de aeronaves regionais no país, e que um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas regionais, é justamente o seu financiamento. Os aviões regionais, contam hoje com poucas linhas de financiamento disponíveis, e praticamente inexistem instituições financeiras que façam o seu financiamento integral. Por outro lado, este fato não acontece nos aviões de grande porte, pois estes possuem maior disponibilidade de crédito e liquidez no mercado internacional e permitem financiamentos ou leasings integrais. A consequência disto é que a necessidade de caixa para introduzi-los é cinco vezes maior do que uma aeronave de grande porte. Além disso, a estrutura de garantias adicionais consome rapidamente a disponibilidade de crédito das empresas, onerando ainda mais o custo de aquisição. Portanto, a companhia propõe uma política de que viabilize o financiamento de 100% do valor das aeronaves, especialmente os jatos regionais da Embraer, através de um programa de garantias governamentais, associada ao financiamento complementar de capital de giro para o crescimento sustentável.

Referente à infraestrutura aeroportuária, a Trip pleiteou que o plano de investimento da União ocorra de forma contínua e planejada, contemplando com ênfase os aeroportos nas cidades de médio e pequeno porte, para possibilitar o acesso das aeronaves regionais nestas localidades. A empresa ressaltou a dificuldade hoje encontrada para ampliar e manter as operações nos diversos aeródromos pelo interior do país, onde inclusive alguns deles tiveram operações suspensas em virtude das atuais exigências da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil).

Finalmente, a Trip sugere um modelo de desoneração tributária, visando proporcionar a correção de assimetrias econômicas encontradas na operação em localidades remotas e de menos densidade de tráfego, em detrimento da operação nos grandes centros econômicos do país. Um exemplo clássico disto, é que o preço do combustível de aviação em uma cidade na região amazônica, devido a sua dificuldade de acesso e baixo consumo, possui um valor substancialmente superior àqueles cobrados nas capitais do país. Um exemplo de desoneração pleiteado, foi um esforço junto a todos os estados da federação, para reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado do combustível. Além disso, as assimetrias causadas pela baixa escala de produção hoje existente nesta indústria, seriam melhor diluídas com adoção deste tipo de política. A empresa entende que a indução de demanda ocasionada, bem como a propagação positiva para outros setores da economia nestas localidades, compensaria no médio e longo prazo qualquer renuncia fiscal adotada.

A Trip Linhas Aéreas voa, atualmente, para mais de 70 destinos, tem uma frota de 27 aeronaves entre turboélices ATR e jatos regionais Embraer 175. Desde sua criação, investiu cerca de US$ 150 milhões em sua capitalização, o que permite uma estrutura de capital robusta para investimentos de mais de US$ 1 bilhão na aquisição de novas aeronaves, de forma a atingir uma frota de mais de 60 aeronaves regionais antes da Copa do Mundo de 2014.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds