FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Chuvas e problemas de Gol/Varig e Webjet elevam índice de atrasos em dezembro
A TAM e a OceanAir apresentaram os mais baixos índices de dezembro: respectivamente 13,2% e 13,6%

10/01/2009 - 12h00
(Da ANAC
) - O índice de atrasos de voos na aviação regular brasileira aumentou em dezembro, atingindo o patamar de 22%. O índice cresceu pressionado pelos voos da Gol/Varig e da Webjet e também pelas fortes chuvas do mês, que provocaram três vezes mais fechamentos de aeroportos em relação ao mesmo período em 2007. De acordo com dados da Infraero para o referencial de atrasos de 30 minutos, a TAM e a OceanAir apresentaram os mais baixos índices de dezembro: respectivamente 13,2% e 13,6%, bem inferiores aos 32,5% da Gol/Varig e 26,4% da Webjet.

_

Rodrigo Zanette - 11/12/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Boeing 737-8EH, PR-GTH, da GOL taxiando no Aeroporto de Guarulhos.
 

Na soma dos 12 meses, o ano de 2008 apresentou 17,5% de voos com atrasos e 2,8% cancelados. Por todo o ano, foram realizados 668,5 mil voos partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero, uma média de pouco mais de 1,8 mil voos por dia.

O impacto dos atrasos da Gol/Varig no índice de dezembro é considerável porque a companhia é vice-líder do mercado doméstico e responde por 38% dos voos no país. Se os voos da Gol/Varig fossem expurgados do índice, o total de atrasos das demais companhias em dezembro representaria 15,6% do total, ou seja, uma redução de 6,4 pontos percentuais em relação aos 22% do mês. Se também fossem excluídos da soma os voos da Webjet, que tem 3,5% dos voos, o índice cairia ainda mais, para 15,0%.

Mesmo com as chuvas e os problemas apresentados pela Gol/Varig e Webjet, o índice de dezembro ficou bem abaixo do mesmo mês em 2007, quando havia atingido a marca de 30%. Esse dado torna-se ainda mais significativo levando-se em conta que o número de voos em dezembro de 2008 (59.767 partidas) foi 9,2% maior do que no mesmo mês em 2007 (54.728).

Os atrasos da Gol/Varig foram causados pela soma de diferentes problemas gerenciais da companhia surgidos a partir da fusão das malhas aéreas das duas empresas. No mês de setembro, a soma das operações de Gol e Varig havia apresentado o mais baixo índice de atrasos do país, de apenas 7,9%. Porém, após a fusão o indicador subiu para 13,9% em outubro e 20,2% em novembro.

Os principais problemas detectados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), após a empresa ser convocada para dar explicações sobre os atrasos no dia 26 de dezembro, foram a não unificação dos sistemas de check-in de Gol e Varig e falhas no planejamento da nova malha aérea única, que vem causando tempo de espera das aeronaves em solo acima do previsto, principalmente nos aeroportos de Galeão, no Rio de Janeiro e Brasília.

A ANAC deu prazo até 18 de janeiro para a Gol/Varig unificar seus sistemas de check-in e até 26 de janeiro para a companhia corrigir os problemas de sua malha aérea. Caso contrário, a companhia poderá ter novos pedidos de voos negados e a suspensão de rotas que apresentem tempo excessivo da aeronave em solo.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds