FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Audiência Pública debate EIA-Rima de Viracopos
O estudo das obras da primeira fase da ampliação do aeroporto foram  discutidos na última quinta-feira, dia 19 de fevereiro

21/02/2009 - 11h
45
(Da assessoria da Infraero - Rodrigo Zanette
) - O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) das obras da primeira fase da ampliação do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) foram  discutidos na última quinta-feira, dia 19de fevereiro, em Campinas, em audiência pública convocada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (Consema). A audiência faz parte da do processo de aprovação do EIA-Rima a fim de que a Infraero possa obter as licenças prévias de instalação e de operação das principais obras previstas para Viracopos nos próximos anos.

_

Rogério Castellao - 19/01/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Azul opera todos os seus voos a partir de Viracopos.
 

Durante o debate, a Infraero esclareceu que o estudo analisou 12 alternativas para o projeto de ampliação e que, legalmente, a empresa só poderá contratar os projetos básicos e executivos de cada obra após a obtenção dos licenciamentos. "Todo empreendimento desse porte gera impactos, mas o estudo apontou que poderemos mitigar ou compensar 95% deles", contou o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville.

Cerca de 400 pessoas, entre empresários, ambientalistas, representantes políticos e de entidades civis da região metropolitana de Campinas,  debateram os 37 impactos apontados no estudo. A Infraero abriu a audiência com uma apresentação sobre a expansão do aeroporto e, posteriormente, o EIA foi apresentado pela Walm Engenharia  e Tecnologia Ambiental, responsável pela elaboração do documento. O valor a ser destinado com compensações é de cerca de R$ 32,4 milhões.

O pedido para licenciamento ambiental de Viracopos inclui as obras de construção da segunda pista de pousos e decolagens e do novo módulo do terminal central de passageiros, além de outros empreendimentos. "Estamos no início de um processo de licenciamento e pretendemos trabalhar em conjunto com o poder público e a sociedade para viabilizar a expansão do aeroporto da melhor maneira possível", afirmou Cauville.

Durante a audiência, representantes do setor hoteleiro, de turismo e entretenimento entregaram ao Consema um documento que defende a ampliação imediata do aeroporto. O debate durou cerca seis horas e foi elogiada pela equipe do Consema. Segundo o órgão, foi a audiência com maior participação da sociedade e do poder público entre todas que conduziram ao longo dos últimos anos.


Crescimento

A movimentação de passageiros no aeroporto campineiro cresceu 58,49% no primeiro mês desse ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro de 2009 passaram por Viracopos 114.073 pessoas, entre embarques e desembarques, contra 71.976 em janeiro de 2008.

O aumento na movimentação se deve, principalmente, ao aumento no número de vôos regulares de passageiros a partir de Viracopos. Em novembro do ano passado, o aeroporto tinha uma média diária de 29 vôos regulares. Atualmente a média é de 50 vôos por dia e, até o final de abril, o aeroporto deverá operar 82 vôos regulares de passageiros por dia.

Em 2008, passaram 1.083.878 passageiros. O terminal atual de Viracopos tem capacidade para 2.000.000 por ano, ou seja, mesmo que o aeroporto tenha crescido 58,49%, ainda outros aeroportos brasileiros são prioridade com o aeroporto de Cumbica, que opera acima da sua capacidade.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds