FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Airbus A400M completa primeiro voo
Quase 200 cargueiros militares já foram encomendados por diversos países europeus

11/12/2009 - 21h39
(Da assessoria da Airbus no Brasil
) -
A primeira aeronave militar A400M da Airbus pousou hoje, dia 11 de dezembro, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, depois de completar seu primeiro voo de teste, que durou 3h47. O voo foi controlado pelo chefe de pilotos de teste militar, Edward “Ed” Strongman, de 60 anos, e pelo piloto de testes experimentais Ignacio “Nacho” Lombo, de 43. Outros quatro engenheiros de voo teste participaram do voo: Jean-Philippe Cottet, de 43 anos, responsável pelos motores; Eric Isorce, de 52, responsável pelos sistemas e pelo desempenho; Didier Ronceray, de 54, responsável por lidar com as qualidades da aeronave e Gerard Leskerpit, de 50. Todos eles juntos possuem mais de 31 mil horas de voo.

_

Divulgação - Airbus

 

AIRBUS

 

O A400M durante o voo de teste.
  

A tripulação confirmou que a aeronave, conhecida como MSN 1, e seus quatro motores turboélice Europrop International TP400D tiveram o desempenho esperado. Ed Strongman disse: “Realizamos um primeiro voo de teste muito bem sucedido. O desempenho de decolagem foi impressionante, exploramos bastante o sistema operacional de voo e foi um prazer pilotar em uma cabine tão bem desenvolvida e de fácil interface com todos os sistemas normais e militares. Tenho certeza que os pilotos de nossos clientes vão gostar muito dessa aeronave”.

Nacho Lombo acrescentou: “Desde o início do voo nós ficamos impressionados com a facilidade de comando da aeronave, que está de acordo com as experiências que tivemos no simulador. A performance da aeronave, dos sistemas e dos motores foi altamente satisfatória. Pudemos sentir o grande potencial desse avião. Foi uma honra para a toda a tripulação estar no voo inaugural do A400M, representando todas as pessoas envolvidas no programa”.

Domingo Urena-Raso, CEO da Airbus Military, disse: “Eu gostaria de parabenizar Ed Strongman, Nacho Lombo e todo o time de teste de voos pela conclusão do primeiro voo do A400M com muito sucesso. Eu também gostaria de agradecer aos times de desenvolvimento, fabricação e operações do programa pelo trabalho e dedicação que fez dessa aeronave uma realidade. Obrigado a todos os nossos parceiros industriais, fornecedores e clientes que contribuíram para a definição e criação de um produto excelente”.

Tom Enders, CEO da Airbus, disse: "Espero que em breve possamos garantir a continuidade do programa A400M. Isso é esperado por todos da Airbus, nossos parceiros e fornecedores que muito contribuíram para o sucesso de hoje e esperaram pelos aviões”.

No primeiro voo, a aeronave decolou com um peso de 127 toneladas, sendo 15 toneladas de equipamentos de teste e duas toneladas de água de lastro. No geral, sua capacidade máxima de peso de decolagem é de 141 toneladas. Como planejado, a tripulação composta por 6 pessoas explorou extensivamente os sistemas de operação de voo, incluindo comandos de direção, diversas velocidades, acionamento do trem de pouso e dispositivos de altitude. Depois de verificar o desempenho da aeronave em configuração de aterrissagem, a tripulação desembarcou de volta em Sevilha.

No primeiro semestre de 2010, duas aeronaves irão se juntar à MSN 1, seguidas pela MSN 4 no final do ano. Uma quinta aeronave será incluída no programa em 2011. Essa frota passará por mais de 3.700 horas de voos teste até a primeira aeronave entrar em operação na Força Aérea Francesa no final de 2012. Esses processos serão acompanhados por outros desenvolvimentos de voo militares. O modelo A400M será certificado por autoridades civis e militares.

Um total de 184 aeronaves A400M já foi encomendado pela Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Malásia, Espanha, Turquia e Reino Unido.


O A400M

Os quatro motores turboélice Europrop Internacional (EPI) TP400D, que produzem 11.000 shp (8.200 kW), são os motores movidos a hélice mais potentes já montados em um avião ocidental. Nas últimas quatro semanas, a aeronave foi amplamente testada em solo por meio de um programa cada vez mais desafiador que conduz ao primeiro voo.

A Airbus e a Airbus Military se basearam em suas décadas de experiência técnica na construção de aviões civis para a produção do transportador aéreo mais moderno do mundo, capaz de viabilizar operações estratégicas e tácticas. Apesar de ser uma aeronave que pode pousar em solos macios, ásperos e pistas curtas para entregar equipamentos e tropas perto de onde eles são urgentemente necessários, sua capacidade de cruzeiro e velocidade pode ser comparada com a de jatos.

O A400M foi projetado desde o início como um avião-tanque e pode transportar combustível para caças e helicópteros em suas velocidades e alturas preferenciais. Ele está equipado com os comprovados controles tecnológicos fly-by-wire, assim como as bem sucedidas famílias de aeronaves comerciais da Airbus, e possui uma avançada cabine que foi desenvolvida a partir da cabine do A380. Asas e grandes estruturas de fibra de carbono reforçadas com plástico (CFRP) trouxeram vantagens de peso e força, além de reduzir os riscos de corrosão.


Airbus Military

A Airbus Military é a única fabricante de aeronaves militares e civis a desenvolver, produzir, vender e sustentar uma família completa de aeronaves transportadoras com capacidades de carga útil que variam de três a 37 toneladas. Com o C-295, CN-235 e C-212, a Airbus Military é líder mundial nos segmentos de mercado de aeronaves de transporte militar leves e de médio porte. No total, a Airbus Military já vendeu mais de 1.000 aeronaves para mais de 100 operadoras no mundo inteiro.

  

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds