FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
ANAC certifica o Phenom 300
Certificação nos Estados Unidos é esperada em breve, seguida das primeiras entregas

04/12/2009 - 16h58
(
Da Embraer) -
A Embraer recebeu ontem, dia 3 de dezembro, os certificados de tipo e de produção para o jato executivo EMB 505 Phenom 300, da categoria light, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em cerimônia realizada na sede da empresa, em São José dos Campos. O certificado de tipo por parte do FAA (Federal Aviation Administration), autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, é esperado para as próximas semanas.

_

Valdemar Júnior - 14/06/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Embraer EMB 505 Phenom 300, PP-XVJ, passando sobre a pista do aeroporto de Rio Claro durante a 67ª Festa Aviatória.
  

"Quando lançamos o programa do Phenom 300, nós queríamos trazer um produto sem paralelo para a categoria de jatos light", disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente Executivo da Embraer para o mercado de aviação executiva. "Além de entregar um produto com características únicas e inovadoras para esta classe, estamos muito felizes em anunciar que o Phenom 300 não apenas alcançou todos os objetivos originalmente especificados, mas superou também muitas das metas de desempenho."

O alcance máximo do Phenom 300, originalmente projetado em 3.334 quilômetros (1.800 milhas náuticas), foi estendido para 3.650 quilômetros (1.971 milhas náuticas) com seis ocupantes e reservas NBAA IFR. O desempenho de pista também foi melhorado significativamente sobre as metas iniciais. A extensão de pista para decolagem, com o jato no peso máximo de decolagem, é agora de 956 metros (3.138 pés), consideravelmente melhor do que o planejado de 1.127 metros (3.700 pés), enquanto a distância de pista para pouso com o peso máximo de aterrissagem foi melhorado para 799 metros (2.621 pés), ou 100 metros (329 pés) a menos do que a meta inicial de 899 metros (2.950 pés).

Para voos de e a partir de aeroportos com restrições devido à altas temperaturas ou grandes altitudes, o Phenom 300 excedeu as metas de alcance, o que resultou, por exemplo, em um alcance de mais de 3.704 quilômetros (2.000 milhas náuticas) a partir de Aspen, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos. O desempenho de subida também superou as expectativas, permitindo à aeronave decolar ao nível do mar com peso máximo e alcançar o teto operacional de 45 mil pés em apenas 26 minutos. Equipado com dois eficientes motores Pratt & Whitney Canada PW535-E, o consumo de combustível do Phenom 300 é até 6% melhor do que o originalmente estimado.

A velocidade máxima de 453 nós (True Air Speed – TAS) foi validada durante a campanha de testes de certificação. Certificado sem restrições, o Phenom 300 está apto a voar de acordo com as Regras de Voo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Voo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), dia e noite, e em condições conhecidas ou previstas de gelo. A aeronave também cumpre os requisitos de ruído externo, Estágio IV, tendo sido certificada com a margem cumulativa de 24 EPNdB.

"Após nos dedicarmos para cumprir os critérios do projeto e os requisitos de certificação, estamos nos aproximado finalmente da primeira entrega do Phenom 300. O desempenho da aeronave demonstra a alta qualidade da nossa engenharia", disse Humberto Pereira, diretor de engenharia da Embraer para o setor de aviação executiva. "Gostaria também de felicitar a ANAC pelo profissionalismo e competência demonstrados durante a campanha de certificação do Phenom 300."

O altamente intuitivo sistema Prodigy flight deck, baseado nos aclamados aviônicos Garmin G1000, foi concebido a partir da experiência acumulada pela Embraer no desenvolvimento de projetos orientados a fatores humanos. Sua filosofia quiet and dark, combinada com características ergonômicas excepcionais, oferece completo alerta situacional e de automação, gerando baixa carga de trabalho, o que possibilita ao jato ser operado por apenas um piloto.

O interior do Phenom 300 foi certificado para oferecer espaço e conforto sem precedentes na categoria de jatos light. As janelas, o volume da cabine e o compartimento de bagagem são os maiores entre todos os jatos desta classe. A seção transversal Oval Lite beneficia os passageiros com amplo espaço para as pernas e a cabeça, com assentos totalmente reclináveis que podem se mover lateralmente e girar 180º oferecendo aos passageiros grande mobilidade na cabine. Com uma porta rígida, o lavatório traseiro é o único no segmento que possui serviço externo. O sistema de entretenimento a bordo oferece como opcionais monitores individuais e uma tela de 10,4 polegadas no teto. A generosa galley e o espaço de armazenamento do guarda-roupa adicionam conveniência a uma experiência premium de viagem.

"Quero parabenizar as equipes da Embraer e os nossos parceiros pela criatividade, competência e dedicação para produzir este jato que é o melhor de sua classe", disse Affonso. "Estou muito feliz pelo sucesso na certificação do Phenom 300 menos de um ano após certificar o Phenom 100, e com excelentes resultados."

Além de seus incríveis conforto e desempenho, o Phenom 300 também estabeleceu um novo patamar em termos de robustez, simplicidade na manutenção, e despachabilidade. Projetado para um ciclo de 35 mil horas de voo, o avião também oferece outras características únicas que elevam o Phenom 300 ao mais alto nível entre os jatos light: Smartprobes, que aumentam a confiabilidade e reduzem as tarefas de manutenção; freios de carbono, que permitem 60% menos substituições; sistema brake-by-wire; sangria quente para o sistema de anti-gelo do estabilizador horizontal; e ponto único de reabastecimento de combustível.

Ao mesmo tempo em que a Embraer recebe o certificado de tipo para o Phenom 300, a ANAC também concedeu o certificado de produção, que aprova o processo de fabricação em série de aeronave. O processo começou em junho de 2007, e a Embraer teve de demonstrar que o Sistema de Organização da Produção (SOP) do Phenom 300 está de acordo com as regras da autoridade aeronáutica brasileira. As principais características analisadas pela ANAC foram o projeto e o controle de materiais, o processo de fabricação, despacho final e a aeronavegabilidade continuada, que fazem parte do Manual de Organização da Produção (MOP).

A estrutura de Suporte ao Cliente de Jatos Executivos da Embraer está pronta para a entrada em serviço do Phenom 300. A rede de centros de serviço de Jatos Executivos da Embraer atualmente consiste em seis unidades próprias e mais de 30 centros de serviço autorizados em todo o mundo.

A companhia também possui parcerias com renomadas empresas em áreas de logística e de treinamento de pilotos. A estrutura de suporte ao produto da empresa abrange operações de voo e suporte técnico e de manutenção, bem como um novo Contact Center, que reduz o tempo de permanência em solo aplicando os recursos apropriados de forma rápida e eficiente em situações críticas.

A partir de 1º de fevereiro de 2010, o preço de lista do Phenom 300 será de US$ 8,14 milhões em condições econômicas de 2010, para um avião na configuração básica FAA.

 
 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds