FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
TAM amplia homologação para prestar serviços em aeronaves A318 da Airbus
A partir de agora, a unidade de MRO da companhia fará manutenção em modelos A318 da LAN Chile

28/08/2009 - 10h25
(Da assessoria da
TAM) -
O Centro Tecnológico da TAM, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), acaba de receber da DGAC (Dirección General de Aeronáutica Civil), órgão do governo do Chile, o certificado para prestar serviços em aeronaves Airbus A318 de matrícula chilena e seus componentes. Com isso, a empresa amplia seu leque de atuação, pois no primeiro semestre deste ano já havia recebido homologação chilena para efetuar manutenções dos modelos A319, A320 e A321. A certificação da DGAC para o A318 foi obtida após a TAM ser homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para o mesmo modelo de aeronave.

_

Divulgação - Airbus

 

Divulgação - Airbus

 

Airbus A318 da LAN.
  

Trata-se da primeira homologação da unidade para um modelo de avião que não integra a frota da TAM. Segundo Ruy Amparo, vice-presidente de MRO da TAM, apesar da similaridade com as aeronaves "irmãs" (A319, 320 e 321), o A318 tem uma série de equipamentos diferenciados (como o motor PW 6000 e alguns computadores) que exigiram um projeto especial de treinamento de engenheiros, técnicos e mecânicos, adequação ferramental, de estoques e de documentação técnica.

"Cada vez mais nosso MRO é reconhecido como um centro técnico de excelência voltado ao mercado como um todo, cuja expertise vai além da frota, atual ou passada, da TAM. Além disso, essa homologação representa um importante passo para expansão da nossa prestação de serviços de MRO ao grupo LAN", declara Amparo.

Desde junho, aviões da LAN (A319 e A320) estão passando pelas oficinas da TAM para a realização de checks C (que engloba manutenção geral da aeronave) e checks D (com desmontagem e inspeção completa do avião e de seus sistemas).


O Centro Tecnológico

Instalado na cidade de São Carlos (interior do Estado de São Paulo), o Centro Tecnológico da TAM ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados que abriga oficinas para a revisão de mais de 3.000 peças aeronáuticas. A unidade é certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela EASA (European Aviation Safety Agency) para realizar todas as grandes manutenções programadas (checks C e D) em aeronaves Airbus A319, A320, A321 e A330, tanto de sua frota como de terceiros, além de aviões Fokker F-100.

A companhia também está certificada para manutenção de componentes dos aviões Boeing que estão sendo incorporados à frota da TAM e está em processo final de homologação para aeronaves Boeing 767. Além disso, está em processo de certificação junto à autoridade norte-americana, a FAA (Federal Aviation Administration), para obtenção da FAR 145, que permitirá a realização de serviços de manutenção em qualquer aeronave matriculada nos Estados Unidos.

Recentemente, o MRO iniciou a operação de seu segundo ATEC Series 6, equipamento criado pela EADS Test & Services para testes e reparos de componentes e sistemas eletrônicos de aeronaves Airbus e Boeing. A TAM é a única companhia aérea no Brasil a operar três ATECs simultaneamente, sendo dois ATECs Series 6 de última geração e um ATEC 5000.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds