FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Embraer entrega um CBA 123 restaurado ao MUSAL
Segundo protótipo do avião será um dos destaques do salão principal do museu

27/08/2009 - 10h46
(Da Embraer
) -
A Embraer entregou no dia 14 de agosto o segundo protótipo do avião CBA 123 para o MUSAL (Museu Aeroespacial). A cerimônia foi realizada nas instalações do museu, localizado no Campo dos Afonsos, município do Rio de Janeiro. A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da empresa e ficará exposta no salão principal do MUSAL, ao lado do protótipo número um do Bandeirante, primeiro avião fabricado pela Embraer.

_

Divulgação - Embraer

 

EMBRAER

 

Cerimônia de recebimento do CBA 123 Vector no MUSAL.
  

"É uma grande honra para a Embraer ver o CBA 123 exposto no maior museu aeroespacial do País", disse Pedro Ferraz, diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. "Temos um carinho especial por este avião. Apesar de não ter sido produzido em série por motivos mercadológicos, o CBA 123 representou um grande avanço tecnológico para a indústria aeronáutica brasileira. Com certeza, ele será muito bem preservado no MUSAL."

A recuperação do segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, contou com a participação de alunos do curso de mecânica geral do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e foi concluída no último mês de maio. O avião foi exposto aos empregados da Embraer durante o mês de junho na sede da empresa, em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, e depois transferido para o Rio de Janeiro.

"Temos muito orgulho de receber o CBA 123, aeronave que enriquece ainda mais o acervo do MUSAL", disse o brigadeiro-do-ar Márcio Bhering Cardoso, diretor do MUSAL. "Já contávamos com outros aviões históricos da Embraer, como o Bandeirante, o Xavante e o AMX. Agora, o público terá a oportunidade de conhecer mais um avião produzido pela empresa."

Criado em 1973, o MUSAL ocupa uma área de 15.195 metros quadrados, incluindo um prédio de dois andares e cinco hangares anexos. As salas de exposição abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas do museu, que recebe, em média, 60 mil visitantes por ano.


O CBA 123

Um acordo de cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projeto em parceria entre a Embraer e a FAMA (Fábrica Argentina de Material Aeroespacial): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil-Argentina), comercialmente denominado Vector. O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto. Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projetada com 19 assentos. A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro voo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de julho de 1990. O avançado projeto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade econômica e consequente cancelamento da produção. O acordo de cooperação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projeto finalmente encerrado em 1995. Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds