FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Avança o processo de certificação do Phenom 300
Quinta aeronave, com interior completo, esteve em exposição na LABACE 2009, em São Paulo

26/08/2009 - 11h23
(Da
Embraer) -
Com o primeiro voo da quinta aeronave Phenom 300, prefixo PP-XVM, realizado no dia 8 de agosto, o programa do jato executivo da categoria light dá mais um importante passo rumo à certificação. Essa aeronave, a primeira configurada com interior completo, foi exposta ao público durante a última LABACE (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, entre os dias 13 e 15 de agosto, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os visitantes puderam conhecer o volume de cabine e o conforto interno únicos na categoria.

_

Valdemar Júnior - 14/08/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Embraer EMB 505 Phenom 300, PP-XVM, exposto durante a LABACE, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
  

Após esta exibição, o avião foi utilizado para testes de confiabilidade e está realizando a campanha de maturidade, quando importantes funcionalidades e características são avaliadas, tais como abastecimento com ponto único, lavatório com higienização externa (único na categoria) e baixa altitude de cabine.

"Atualmente, a frota de quatro protótipos já acumulou mais de 850 horas de ensaios em voo", disse Maurício Almeida, diretor de programas de aviação executiva da Embraer. "Com a adição desta quinta aeronave, validaremos a robustez do Phenom 300 em condições normais de operação e o conforto superior de seu interior, projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA."

O primeiro protótipo (PP-XVI) está sendo utilizado para avaliações de qualidade de voo e desempenho. Até o momento, a aeronave já realizou testes de vibração em solo, calibração do sistema antigelo, ensaios de combustível residual e finalização da configuração aerodinâmica, além de perda de sustentação (stall), ensaios de pouso e decolagem sob condições de vento cruzado (cross wind), testes de vibrações em voo (flutter) e de alta velocidade. O sistema antigelo foi submetido às condições de formação previstas e a aeronave está atualmente sendo avaliada em condições simuladas de gelo.

O segundo protótipo (PP-XVJ) realizou operações em pista molhada (water spray), teste de detecção de fogo no motor, avaliação de ruído externo, análise de controlabilidade do motor, expansão do envelope de VMO (velocidade máxima operacional), extinção de fogo e partida em voo do motor, ensaios de combustível e iluminação externa e está em fase final de testes do piloto automático. A aeronave encontra-se atualmente na Bolívia, executando ensaios de decolagem em altitude elevada. O avião também foi utilizado para coletar dados para o simulador de voo que será certificado para treinamento de pilotos.

O terceiro protótipo (PP-XVK) completou os testes de comandos de voo e está executando todos os ensaios necessários para dimensionar o desempenho em decolagem e pouso, incluindo avaliações da velocidade mínima de controle em voo e em solo.

O quarto avião (PP-XVL) realizou com sucesso testes em campo eletromagnético de alta intensidade (High Intensity Radiated Field – HIRF), demonstração quanto ao efeito de raios, operação em baixas temperaturas (cold soak) e ruído externo. O avião foi também utilizado para validação do plano de manutenção e atualmente encontra-se envolvido em testes de ruído interno, entre outros.

Além das quatro aeronaves que realizam a campanha de ensaios em voo, a Embraer está atualmente realizando testes estruturais em solo com corpos de prova dedicados. Equipado com asas enflechadas e winglets de alto desempenho, o Phenom 300 tem indicado cumprir os objetivos de projeto, atingindo 833 km por hora ou 450 nós (KTAS) em cruzeiro e voando 3.334 km (1.800 milhas náuticas) com seis ocupantes e reservas NBAA IF
R.

A campanha de certificação do Phenom 300 deve ser concluída no último trimestre de 2009, com as primeiras entregas sendo realizadas até o final do ano. Os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 possuem, em conjunto, uma carteira de pedidos firmes com mais de 800 aeronaves em todo o mundo.
 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds