FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
LAAD 2009 discute combate à atividade pirata e uso de aeronaves não tripuladas 
Boeing apresentou modelos de aeronaves não tripuladas que podem ser usadas em missões militares diversas

17/04/2009 - 10h14
(
Da assessoria da LAAD) -
Dois momentos marcaram ontem, dia 16 de abril, a sétima edição da LAAD (Latin America Aerospace and Defence), que se encerra hoje, no Pavilhão 3 do Riocentro.

_

Bruno Magalhães - 17/04/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Estande da Boeing na LAAD 2007.
 

No primeiro deles, no início da tarde, a INSITU, da Boeing, apresentou modelos de aeronaves não tripuladas que podem ser usadas em missões militares diversas. A empresa é uma das líderes em alta tecnologia de sistemas de baixo custo e longa duração e atua em vários países.

De acordo com o responsável pela área de Desenvolvimento e Negócios, Alex Pita, este sistema de aviões não tripulados (VANTs), já apresentado ao governo brasileiro, pode operar em diferentes situações climáticas, por isso atrai tanto a atenção das forças armadas do mundo todo. “As pessoas pensam que o veículo é o produto, quando na verdade, o produto em si é a informação que ele pode captar”, esclareceu Pita.

As aeronaves, com autonomia de
voo de 16 horas, podem operar dia e noite (com infravermelho) e ter como base de lançamento de navios a pequenas embarcações. Além disso, sua utilização, segundo Pita, vem se mostrando bastante eficaz em bases terrestres. Eles são capazes de captar imagens em detalhes em operações como busca e salvamento, de vigilância etc.


Pirataria

Num segundo encontro, no Pavilhão 5, durante o II Seminário de Defesa, executivos das empresas DCNS e Denel Dynamics trocaram idéias no Painel “Novas Tarefas e Capacidade para a Defesa” com militares brasileiros e estrangeiros.

Ao abordar os ataques piratas a embarcações, Michel Perchoc, da empresa francesa DCNS, destacou os elementos principais do sistema de mobilização tática contra a pirataria que, segundo ele, é uma ameaça nova.

“A Marinha francesa está envolvida nos combates a esses ataques desde 2007, especialmente na zona principal, no Canal de Moçambique, situado no
Oceano Índico entre a costa da África Oriental e Madagascar. Infelizmente, essa luta ainda não se beneficia de um corpo doutrinário estabelecido. Temos contado com tecnologia, mas para o combate efetivo, são precisos ataques similares ao de um submarino, uma vez que o fator surpresa é essencial nesta luta”, afirma Perchoc. As ações são registradas numa área de até mil quilômetros da costa.

O executivo ressaltou ainda que os piratas atacam sempre de surpresa, mas são mal equipados e totalmente vulneráveis. “Eles são agressivos e têm comportamento inesperado. Para o contra ataque, temos que tirar deles o que eles têm de melhor, que é a informação sobre aquela determinada embarcação que eles pretendem dominar”, explica Perchoc ao ressaltar a criação de centros de coordenação naval voltados especialmente para este tipo de ação e a implementação de um eficiente e seguro sistema de comunicação onde as embarcações mercantes também podem colaborar.

O Coronel do Exército, Ian Van Vuuren, da Denel Dynamics, empresa da África do Sul que trabalha com tecnologia e transferência de tecnologia em mísseis, apresentou um modelo prático de programa de desenvolvimento tecnológico em conjunto com o Brasil para transferência de tecnologia. E ressaltou a importância em se ter o apoio do governo em qualquer programa para desenvolvimento de armas, já que os impactos dos riscos são grandes.


Programação

Para hoje, dia 17 de abril, último dia de evento, está programado no II Seminário de Defesa o painel “Melhores práticas financeiras na aquisição de grandes programas de Defesa”, às 10h15, no segundo andar do Pavilhão 5.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds