FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Licenciamento ambiental do Aeroporto Santos Dumont chega à fase final
Infraero está aguardando parecer ambiental para solicitar a Licença de Operação

09/04/2009 - 11h54
(
Da assessoria da Infraero) - O licenciamento ambiental do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ) está na fase final. Após a vistoria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizada em 5 de março, a Infraero está aguardando parecer daquele órgão ambiental para solicitar a Licença de Operação, última etapa do processo de licenciamento.

_

Divulgação - Azul

 

AZUL

 

Embraer 190, PR-AZL, primeiro avião da Azul, se aproximando para pousar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
 

De acordo com a legislação brasileira, o licenciamento ambiental de um empreendimento é dividido em três etapas. Primeiro é feita a Licença Prévia (LP), que dá os parâmetros ambientais a serem seguidos na elaboração dos projetos da obra. Com a finalização dos projetos, é requerida a Licença de Instalação (LI) para início das obras junto ao órgão ambiental. E, finalmente, após a conclusão dos trabalhos, é emitida a Licença de Operação (LO), liberando o empreendimento para funcionamento.


Histórico

O processo de licenciamento das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros e do sistema de pistas e pátios do Aeroporto Santos Dumont começou em junho de 2004, com a emissão da Licença Prévia. A Licença de Instalação foi emitida em outubro de 2004, com validade de três anos. Todo o processo de licenciamento das obras de ampliação foi conduzido dentro da legislação pertinente.

Com o término das principais intervenções previstas no empreendimento e a necessidade de se iniciar a operação assistida da nova infra-estrutura, a Infraero solicitou ao órgão ambiental do Estado vistoria das instalações buscando o início do processo de Licenciamento Operacional. Com a vistoria realizada em 5 de março, a Infraero aguarda posição final do INEA para dar prosseguimento no licenciamento operacional do aeroporto. Já a ampliação do número de pousos e decolagens no Santos Dumont, recentemente autorizada pela ANAC, não é objeto específico do licenciamento ambiental.


Licenças ambientais

A maioria dos aeroportos brasileiros foi construída antes da elaboração da Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938/81), que criou o licenciamento ambiental de empreendimentos. Por isso, nem todos possuem licença ambiental de operação.  Atualmente, 48 dos 67 aeroportos da rede Infraero estão licenciados e os demais 19 estão em processo de licenciamento.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds