CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

ABSA supera expectativas e encerra 1º semestre do ano com crescimento de 52% no faturamento bruto
Este é o melhor resultado semestral já apresentado pela companhia desde sua criação, em junho de 1995

03
/10/2008 - 12h00
(Da assessoria da ABSA) - O desempenho da ABSA Cargo Airline no primeiro semestre de 2008 superou as expectativas da direção da companhia. A empresa de carga aérea de bandeira brasileira registrou crescimento de 52% no faturamento bruto nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período de 2007, contabilizando US$ 167,2 milhões ante os US$ 109,8 milhões do ano passado. Este é o melhor resultado semestral já apresentado pela companhia desde sua criação, em junho de 1995. A expectativa original indicava um percentual de crescimento menor em função de a taxa de aproveitamento médio das aeronaves da companhia estar em quase 80%, limitando o crescimento da empresa por causa da falta de capacidade adicional disponível para o transporte de cargas.

 

Divulgação - ABSA

 

Divulgação

 

Boeing 767-316F, PR-ABD, da ABSA Cargo Airline.
 

O diretor-presidente da companhia, Norberto Jochmann assinala que a forte valorização do Real frente ao dólar “contribuiu de forma decisiva para o satisfatório aumento da carga importação e, de forma surpreendente, não provocou o esperado desaquecimento da atividade da carga exportação”. A companhia registrou crescimento de 53% no faturamento bruto da carga importação e 59% na carga exportação. Segundo Jochmann, a elevação da média tarifária, observada no fluxo da carga aérea exportação, tem a sua explicação nas diversas operações de vôos charters realizadas durante o primeiro semestre de 2008. “Esse desempenho nos deixa muito otimistas em relação ao desenrolar do segundo semestre, porque reflete o incremento das vendas, ainda que os custos operacionais tenham sofrido considerável aumento nos últimos meses, principalmente em função da alta significativa do preço do combustível de aviação”, assinala.

Em termos de volume transportado houve um acréscimo de 12% no 1º semestre de 2008 em comparação com o 1º semestre de 2007. Nos primeiros seis meses deste ano foram transportadas 99,966 toneladas e, em 2007, 89,255 toneladas; sendo que a carga exportação registrou aumento de 22% do volume total movimentado e a importação, 7%.


Mais espaço

Para continuar crescendo, a ABSA Cargo Airline retomou, no segundo trimestre, após quase cinco anos de interrupção, os vôos domésticos no país. Atualmente a companhia opera quatro rotas e até o final de 2008 estará disponibilizando outras três para seus clientes. A empresa aérea também faz planos para a aquisição de mais uma aeronave, até o final do primeiro semestre do próximo ano, para atender exclusivamente ao mercado interno. Mas, mesmo antes da chegada do novo cargueiro, a companhia poderá aumentar a oferta de espaço de sua frota por meio do arrendamento, parcial e temporário, de uma aeronave da LAN Cargo.


Padrão internacional

Recentemente, após um longo e rigoroso processo de auditoria, a ABSA Cargo Airline obteve o certificado Operational Safety Audit (IOSA), conferido pela International Air Transport Association (IATA). A certificação atesta que a companhia de carga aérea de bandeira brasileira possui elevado padrão internacional de qualidade e segurança operacional, o que a coloca entre as melhores e mais conceituadas companhias aéreas de todo o mundo.  Atualmente, existem cerca de 2,7 mil companhias aéreas no mundo e somente 233 empresas possuíam (até o final de agosto) a certificação IOSA. A ABSA foi a primeira empresa cargueira da América do Sul e Caribe e a terceira das Américas a obter o certificado.

O diretor-presidente da companhia, Norberto Jochmann, classifica como fundamental para uma empresa de serviços como a ABSA Cargo Airline transmitir um elevado grau de confiabilidade para os seus clientes, por isso esse certificado reveste-se ainda de mais valor. “A obtenção dessa certificação é uma contribuição valiosa para a manutenção da excelente imagem e credibilidade conquistadas ao longo dos anos pela companhia”, afirma Jochmann.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados