CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer conclui instalação da asa e motores do primeiro Phenom 300
Programa avança rumo ao primeiro vôo do jato em meados deste ano

19/03/2008 - 10h31
(Da Embraer) - A Embraer realizou, com êxito, a junção da asa com a fuselagem e a instalação dos motores do primeiro jato executivo Phenom 300, semana passada, na Unidade Gavião Peixoto da empresa. Além destas etapas, o primeiro acionamento elétrico das fontes de energia da aeronave (power-on) foi realizado com sucesso na terça-feira, 4 de março.
   
 

Divulgação - Embraer

  Divulgação - Embraer
 

Primeiro jato Phenom 300 após concluídas a junção da asa com a fuselagem e a instalação dos motores.
  


“Estamos empolgados por ver o programa Phenom 300 avançar conforme o planejado, rumo ao primeiro vôo em meados do ano”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “O tamanho e a elegância da aeronave, com suas asas enflechadas que proporcionam alta velocidade de cruzeiro e longo alcance, terão presença destacada nas pistas. Agora, torna-se aparente o quão grande é a cabine e quão generosa ela será em termos de espaço interno e conforto.”

A Embraer adotou uma estratégia de produção descentralizada para o programa Phenom, expandindo a Unidade Botucatu, para realizar a pré-montagem, e a Unidade Gavião Peixoto, para executar a montagem final, ambas localizadas no interior do Estado de São Paulo.

A fuselagem do Phenom 300 foi montada em Botucatu e transportada para o novo hangar de produção em Gavião Peixoto, onde os motores foram instalados e a integração dos sistemas iniciada. A asa, composta por uma peça única, também foi montada em Botucatu e mede 16,2 metros (53,2 pés) de ponta a ponta.

A equipe de desenvolvimento da família Phenom, formada por engenheiros e profissionais de planejamento de fabricação, da produção e da qualidade, fez amplo uso do software CATIA V5 e do Centro de Realidade Virtual (CRV) para o projeto e manufatura digitais. Simulações da produção em computador garantiram a precisão e o sucesso das primeiras etapas da montagem do Phenom 300.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados