CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Esquadrilha da Fumaça completa 56 anos dia 14 de maio
Esquadrão de Demonstração Aérea recebeu 3 novos pilotos em 2008

16/03/2008 - 12h02
(Valdemar Júnior - com informações enviadas pelo EDA) - Em 2008,  o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, Força Aérea Brasileira, batizado pela população de "Esquadrilha da Fumaça", completa 56 anos de história. Uma série de eventos, que contam com a presença de antigos fumaceiros, autoridades militares e civis, compõem as comemorações. Dentre eles, uma demonstração na AFA (Academia da Força Aérea) aberta ao público em geral, no dia 7 de junho, às 10h.

 

Rodrigo Zanette - 29/10/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Cruzamento de dois tucanos da Esquadrilha da Fumaça - Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea.
  

A equipe 2008 do EDA mudou. O EDA se apresenta com 7 aeronaves T-27 Tucano, e cada um dos aviões tem um número na cauda, correspondente a um piloto.


Confira os pilotos que se aposentaram em 2007 e o time atual:

Número 1: Continua com o Tenente Coronel Aviador Alberto das Neves Neto.
Número 2: Continua com o 1º Tenente Aviador Anderson Amaro Fernandes.
Número 3: Continua com o Major Aviador Cláudio José Lopez David. Saiu o Capitão Aviador Marcos Antonio dos Santos, que foi substituído pelo Tenente Aviador Carlos Henrique Baldin.
Número 4: Continua com o Major Aviador Afonso Henrique J. de Andrade Jr. e com o 1º Tenente Aviador Ricardo Felzcky.
Número 5: Continua com o Capitão Aviador Gil Eduardo de Lima e Silva. Saiu o Major Aviador Gustavo Luís da Silveira e Eliseu, que foi substituído pelo Tenente Aviador Márcio da Costa Correa.
Número 6: Continua com o Major Aviador Aloísio Secchin Santos. Saiu o Major Aviador Emerson Mariani Braga, que foi substituído pelo Capitão Aviador Libero Onoda Luiz Caldas.
Número 7 (isolado): Ficou com o Capitão Aviador Jorge Wilson da Costa Mattos.


Um pouco da história desta querida unidade da FAB

O Esquadrão de Demonstração Aérea, batizado pela população de "Esquadrilha da Fumaça", está sediado na cidade de Pirassununga/SP, na Academia da Força Aérea (AFA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantes.

A Esquadrilha da Fumaça nasceu pela iniciativa de pilotos da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, que nos intervalos do almoço treinavam acrobacias em formação com a aeronave T-6. Foi criada oficialmente em 14 de maio de 1952, quando houve uma demonstração durante a visita de uma delegação de oficiais estrangeiros.

O acréscimo da fumaça veio na seqüência para facilitar a visualização das manobras!

Era o início da saga de pilotos e mecânicos que, com a energia apaixonada daqueles que entregam corações e mentes à realização de um ideal, empolgam multidões, deixando, no dissipar da fumaça de seus aviões, a imagem de uma Força Aérea formada por profissionais altamente motivados, eficientes e, ao mesmo tempo, humanos e capazes de conduzir suas máquinas de guerra com maestria e segurança.

A aeronave mudou. Hoje, o T-27 Tucano, de fabricação nacional, brilha nos céus sob o comando de pilotos e mecânicos que mantém o mesmo espírito de arrojo desde a criação oficial da unidade. É interessante ressaltar que a Fumaça se distingue das demais Esquadrilhas do mundo por realizar o vôo invertido em formação.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados