CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Pantanal Linhas Aéreas a dez dias do fim

Principal ligação entre Congonhas e o interior de São Paulo irá ficar no chão

14/03/2008 - 16h17
(Rodrigo Zanette) -
A Pantanal Linhas Aéreas deixará de voar no próximo dia 24 de março, segunda-feira, quando fará seus últimos vôos regulares por não ter renovado a concessão junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Com o fim da companhia regional, algumas cidades não terão mais vôos regulares para a capital paulista, como Juiz de Fora/MG e Bauru/SP.

   
 

Rodrigo Zanette - 28/07/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

ATR 42-300, PT-MFU, da Pantanal, taxiando em direção ao pátio de estacionamento do aeroporto de Araraquara.
  

No dia 14 de dezembro de 2007, a Pantanal recebeu da ANAC uma solicitação de apresentação de documentos para comprovar a situação de regularidade técnica, operacional, jurídica e fiscal. O prazo para a entrega desses documentos terminou no último dia sete. Com isso, a concessão não será renovada e os últimos vôos serão realizados no dia 24 de março, daqui a dez dias.

A companhia foi fundada em abril de 1993, com sede em Campo Grande/MS. Atualmente a Pantanal está sediada em São Paulo e opera seis ATR 42-300 (PT-MFJ, PT—MFK, PT-MFM, PT-MFT, PT-MFU e PT-MFV). Do aeroporto de Congonhas, a companhia voa para seis cidades: Juiz de Fora/MG, Mucuri/BA, Araçatuba/SP, Bauru/SP, Marília/SP e Presidente Prudente/SP.

Os aviões da Pantanal devem ficar no Brasil. A Trip, de Campinas/SP, e a Passaredo, de Ribeirão Preto/SP, estariam de olho nos ATRs. A companhia aérea de Campinas já opera ATRs dos modelos 42 e 72, já a Passaredo chegou a operar dois ATR 42 na década de 1990 e hoje possui uma frota de três EMB-120ER Brasília. É provável que essas companhias aéreas regionais operem os vôos que pertencem à Pantanal.

Na semana passada, a Gol Linhas Aéreas informou que não irá voar mais para Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a partir do dia 25 de março, mesma data que a Pantanal vai encerrar suas operações. Em poucas semanas, o interior de São Paulo, que sempre foi um dos mercados mais importantes do Brasil, sofrerá grandes perdas, já que algumas cidades deixarão de ter vôos e outras terão redução no número de operações.

No interior de São Paulo, operam hoje cinco companhias aéreas. A Passaredo opera em Franca e Ribeirão Preto. A TAM voa para Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A OceanAir voa apenas em Araçatuba. A Gol opera em Campinas, Presidente Prudente e São José dos Campos. Trip e Total voam para Campinas e Ribeirão Preto, respectivamente.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados