CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Cirrus Brasil divulga nota sobre acidente no Rio de Janeiro
Cirrus SR-22 G3 Turbo acidentado foi abastecido incorretamente com QAV

04/03/2008 - 11h55
(Valdemar Júnior - com informações da Cirrus Brasil) - A Cirrus Brasil, revendedora exclusiva dos aviões da marca Cirrus em nosso país, lamentou, por meio de uma nota oficial, o acidente ocorrido no último domingo, dia 2 de março, com uma aeronave modelo SR-22 G3 Turbo, prefixo PR-IAO, logo após a decolagem do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

 

Rodrigo Zanette - 01/12/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Cirrus SR-22 GTSX G3, N471SR, aeronave do mesmo modelo da que se acidentou no Rio de Janeiro, decolando de São Carlos, durante o Cirrus Day.
 

A aeronave havia abastecido no aeroporto carioca depois de voltar da Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, onde aconteceu o Cirrus Weekend (encontro de proprietários dos aviões Cirrus) nos dias 1 e 2 de março, e se dirigia para Santa Catarina.

A Cirrus Brasil informou que as aeronaves da série SR (20 e 22) atendem a todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas autoridades aeronáuticas do Brasil, EUA e Europa, e que os projetos foram exaustivamente testados e aprovados por essas autoridades e se baseiam em tecnologias consagradas no mercado mundial.

A Cirrus Brasil lembrou que o modelo acidentado tem um motor a pistão certificado para operar com gasolina de aviação (AVGAS), informação que é divulgada no manual de vôo, manual de treinamento e no bocal de abastecimento, onde há um adesivo onde está escrita a palavra "AVGAS".

Segundo a nota, as primeiras informações divulgadas pela polícia dão conta de que a aeronave foi abastecida incorretamente com querosene de aviação (QAV), combustível utilizado por motores à jato.

A revendedora brasileira informou também que cabe a ela e ao fabricante somente fornecer os manuais correspondentes aos proprietários das aeronaves, assim como toda a documentação técnica e legal pertinente, ficando a cargo do piloto o cumprimento das normas técnicas previstas nos referidos manuais.

A Cirrus Brasil encerra a nota dizendo que vai continuar apoiando a investigação das autoridades brasileiras e prestando as informações necessárias.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados