CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer exibe o Ipanema na Expodireto Cotrijal 2008
Empresa já entregou 47 unidades da aeronave movidas a álcool

04/03/2008 - 11h23
(Da Embraer) - A Embraer participa, de 10 a 14 de março, da nona edição da Expodireto Cotrijal (www.expodireto.cotrijal.com.br), que será realizada na cidade de Não-Me-Toque, interior do Estado do Rio Grande do Sul, município localizado a 280 km a noroeste da capital gaúcha, Porto Alegre. A Empresa ocupará o estande 132, na Avenida C, onde exibirá a aeronave Ipanema a álcool.

 

Embraer - Divulgação

  Divulgação - Embraer
 

Um dos EMB-202 Ipanema entregues à FAB, que o chama de G-19A, prefixo FAB 0156.
 

“Para nós, é muito importante estar presente em um evento como a Cotrijal, mostrando os benefícios que o Ipanema a álcool pode trazer para o produtor agrícola”, disse Almir Borges, Diretor da Unidade Botucatu da Embraer. “Esperamos uma grande feira e, quem sabe, fazer bons negócios.”

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é fabricado pela Neiva, subsidiária integral da Embraer localizada no município de Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. Em 37 anos de produção ininterrupta, mais de mil unidades foram entregues.

Originalmente movido a gasolina, a Neiva já entregou 47 aeronaves Ipanema a álcool e mais de 150 kits de conversão. Este combustível é de duas a três vezes mais barato que a gasolina de aviação e melhora o desempenho geral do avião, reduzindo os custos de operação e manutenção.

O Ipanema, na realidade, é a primeira aeronave do mundo fabricada em série certificada para voar com álcool, combustível que tem um impacto muito menor sobre o meio ambiente. Esta é uma das práticas implementadas pela Embraer nos últimos anos para mitigar a emissão de gases que causam o efeito estufa e outros problemas ambientais. Nesse sentido, a Embraer foi a primeira empresa do setor aeronáutico no mundo a conquistar a certificação internacional ISO 14001, que é um atestado das corretas práticas ambientais.

Utilizado principalmente na indústria agrícola, como na aplicação de pulverização de defensivos, o Ipanema pode ainda ser usado no combate a incêndios, reboque de planadores, entre outras aplicações. Recentemente, a Embraer entregou duas novas aeronaves Ipanema à Força Aérea Brasileira (FAB), que hoje conta com cinco aeronaves do modelo na frota utilizada para o reboque de planadores para treinamento na AFA.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados