CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Estratégia inovadora de negócios da GOL é reconhecida internacionalmente
Companhia é citada entre as 50 empresas mais competitivas das principais  economias emergentes mundiais


29
/05/2008 - 11h15
(Da assessoria da GOL) - A estratégia de negócios da GOL, baseada no modelo baixo custo, baixa tarifa, garantiu à companhia a presença entre as 50 empresas de países em rápido desenvolvimento econômico, que estão redefinindo as regras de competitividade nos mercados locais.  Delas, nove estão sediadas no Brasil e a GOL é a única do setor aéreo no País. Segundo o The Boston Consulting Group, idealizador do estudo que acaba de ser divulgado, seu sucesso está justamente em conseguir vender passagens mais baratas que as da concorrência, sem deixar de atender o cliente com conforto e aeronaves novas.

   
 

Rodrigo Zanette - 11/12/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

A esquerda, o Boeing 737-76N, PR-GOM, da GOL, ex-Midway Airlines, onde operou com o prefixo N312ML, entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2002; logo atrás, o Boeing 737-322, PR-GLH, da GOL, ex-United Airlines, onde operou com o prefixo N363UA, entre agosto de 1989 e agosto de 2005 e, ao fundo, o Boeing 737-73S, PR-GIG, da GOL, ex-Maersk Air onde operou com o prefixo OY-MLZ, estacionados no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
  
 


O levantamento intitulado The BCG 50 Local Dynamos – How Dynamic RDE – Based Companies Are Mastering Their Home Markets and What MNCs Need to Lear from Them abrange, além do Brasil, economias em forte desenvolvimento, como China, Índia, México, Rússia, Polônia, Eslováquia, Malásia, Indonésia e Tailândia.
 

Fundada em 2001, a GOL entrou no mercado de aviação brasileiro praticando uma política de negócios clara: oferecer viagens com custos baixos e baixas tarifas para os clientes. Quando seu primeiro vôo decolou, a companhia contava com seis aeronaves.  Atualmente, conta com uma frota de mais de 80 aviões, com aproximadamente 13 mil colaboradores e uma operação consolidada, que soma mais de 640 vôos diários para 49 destinos brasileiros e oito internacionais.

Para Constantino de Oliveira Júnior, presidente da GOL, a estratégia de negócios reflete os esforços da companhia para inovar. “A GOL trouxe um novo modelo ao mercado brasileiro, o chamado ciclo virtuoso, no qual custos menores permitem a oferta de tarifas mais baixas, estimulando a demanda. Acreditamos que o crescimento e a consolidação das nossas operações são resultado de riscos corridos ao se pensar em algo diferente”.

Ainda segundo o relatório do BCG, as 50 Local Dynamos geram receitas mais rapidamente que as empresas que constam nos rankings S&P 500 e Fortune Global 100, têm melhores margens operacionais, além de contabilizar a valorização de suas ações nos últimos quatro anos.

“Ao criar uma opção de viajar a baixas tarifas, trabalhamos um público novo e criamos uma nova dinâmica para o mercado. Hoje, com o estudo do The Boston Consulting Group, comprovamos que o nosso papel foi fundamental para estabelecer um novo nível competitivo no mercado aéreo nacional”, conclui o executivo.


The BCG Dynamos


Elaborado pelo BCG Global Advantage Initiative, o relatório The BCG 50 Dynamos foi baseado em uma observação minuciosa de centenas de companhias de países em rápido desenvolvimento econômico. Os consultores do BCG destacaram dez países que se encontram na base da pirâmide econômica e que apresentam real crescimento do Produto Interno Bruto e relevante potencial de mercado. Depois, selecionaram um grupo de empresas que alcançaram sucesso em seus mercados locais mesmo sem possuir títulos governamentais ou licenças para obter monopólios. Por fim, foram escolhidas as 50 companhias donas de modelos de negócios originais e voltados para o desafio dos mercados domésticos.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados