CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Broa Fly-In vai homenagear Bartolomeu de Gusmão
Padre é considerado o inventor do balão

26
/05/2008 - 10h34
(Da assessoria do Broa Fly-In) - O Broa Fly-In, maior evento da aviação  privada  nacional, que acontecerá de 30 de maio a 1° de junho, em Itirapina, região de São Carlos (SP), prestará homenagem ao Padre Bartolomeu de Gusmão, cientista luso-brasileiro considerado inventor do balão. A homenagem consistirá na  inauguração de um busto do padre, no dia 1° de junho às 11:00h,  em alusão aos 300 anos da invenção que serão comemorados em 2009.
   
 

Valdemar Júnior - 03/08/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Balão sobrevoando o centro de São Carlos durante o Campeonato Paulista de Balonismo.
 


Entre seus inventos mais conhecidos estão uma bomba elevatória de água e o sistema de drenagem de embarcações, mas o mais famoso deles sem dúvida é o balão ou aeróstato  -  aeronave mais leve que o ar. Graças a esse aparelho, Gusmão ganhou um cargo vitalício na Universidade de Coimbra e o patrocínio do rei D. João V, O Magnânimo.

Em outubro de 1709, após cinco experiências com balões de pequenas dimensões para a Corte Real, todas realizadas em agosto do mesmo ano, Gusmão fez nova demonstração com um aparelho maior que os anteriores, mas ainda incapaz de carregar um homem. Tratava-se de uma versão do que conhecemos hoje como balão de São João. A experiência teve êxito total, o balão subiu alto e pousou sem problema. Por seus estudos e realizações, Bartolomeu de Gusmão deu um grande passo, de onde deveria sair à aeronave, sendo corretamente considerado o Pai da Aerostação.

Focado na promoção de negócios, a edição 2008 do evento contará com vasta programação direcionada ao mercado de aviação executiva que, segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), movimenta no Brasil US$ 400 milhões por ano somente com a aquisição de aeronaves. Outros setores também estarão presentes, como o experimental, clássico, militar, comercial, hobby e esportes aéreos.

Ao todo, cerca de 8 mil pessoas deverão passar pela 10ª edição do Broa Fly-In, entre empresários, investidores, autoridades, profissionais e apaixonados pela aviação. Além disso, mais de 500 aeronaves pousarão na pista do Aeródromo Dr. José de Arruda Botelho, local que abrigará o Broa Fly-In. Em 2007 o evento movimentou R$ 120 milhões com a venda de aeronaves, peças, produtos e serviços ligados ao setor.

De acordo com a organização do Broa Fly-In, 80 empresas já confirmaram presença na edição 2008 da feira, superando em 12% a quantidade de expositores presentes em 2007. Dentre elas estão a Embraer, OceanAir, Cartier, TAM, Gulfstream, Via Max, BR Aviation, Shell Aviation, Red Bull, BNP Paribas, entre outras.

O Broa Fly-In será realizado no Aeródromo Dr. José de Arruda Botelho, na Fazenda São José, localizada na Rodovia Municipal Ayrton Senna, km 8, na região de São Carlos. Informações pelo site www.broafly-in.com.br.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados