CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer apresenta compromisso ambiental na Ebace 2008
Empresa introduz inovador programa voluntário de compensação das emissões de carbono para os clientes da aviação executiva

20/05/2008 - 11h05
(Da Embraer) - A Embraer apresenta seus projetos ambientais na edição deste ano da European Business Aviation Convention and Exhibition (EBACE), que será realizada de 20 a 22 de maio, em Genebra, na Suíça. A empresa tem um forte compromisso ambiental de longo prazo, tendo desenvolvido durante mais de dez anos conceitos de sustentabilidade, no sentido de assegurar que o seu crescimento econômico será alcançado com responsabilidade ambiental.
   
 

Divulgação - Embraer

  Divulgação - Embraer
 

Um dos EMB-202 Ipanema entregues à FAB, que o chama de G-19A, prefixo FAB 0156. Aeronave movida a álcool.
 


A Embraer foi a primeira fabricante de aeronaves no mundo a receber a certificação ISO 14001. A empresa elaborou projetos e iniciativas, tais como a reciclagem de resíduos sólidos, redução do consumo de água e energia, utilização de caldeiras e aquecimento a gás natural ao invés de óleo combustível para reduzir a emissão de poluentes, reflorestamento e outros programas, que mostraram resultados concretos.

A empresa também desenvolveu e produz o pulverizador Ipanema, o primeiro avião no mundo a operar totalmente com biocombustível (álcool), premiado como uma das 50 invenções mais importantes de 2005 pela revista Scientific American.

“A Embraer segue adiante no esforço de desenvolver processos industriais sustentáveis, bem como tecnologias que reduzam as emissões de seus jatos. Adicionalmente, somos os primeiros na indústria a introduzir um programa especialmente desenvolvido para os clientes da aviação executiva que desejam, voluntariamente, compensar as suas emissões de gases que causam o efeito estufa”, disse Graciliano Campos, Diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente da Embraer.

A indústria aeronáutica é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidos (United Nations’ Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC, na sigla em inglês), emite 2% de todo o dióxido de carbono (CO2) produzido pela atividade humana. A aviação executiva é responsável por 1% deste total das emissões, representando apenas 0,02% do total de emissões do homem no planeta. Além disso, nos últimos 40 anos, a indústria da aviação reduziu em 70% as emissões ao desenvolver tecnologias e otimizar o uso de combustível.

No sentido de auxiliar os clientes de aviação executiva a compensar as emissões de carbono, a empresa oferecerá aos donos e operadores uma opção de neutralização dessas emissões dentro do programa de manutenção Embraer Executive Care (EEC). De acordo com Maurício Aveiro, Diretor de Suporte ao Cliente – Aviação Executiva, “No módulo de compensação de carbono (Embraer Carbon Offset – ECO, na sigla em inglês) do EEC, nossos clientes terão o primeiro programa completo de equipamentos originais do fabricante (Original Equipment Manufacturer – OEM, na sigla em inglês) a oferecer compensação total de carbono da mesma forma simples e automática que a manutenção de suas aeronaves é feita pelo programa EEC.”


O Embraer Executive Care

O Embraer Executive Care (EEC) é um programa especial de suporte ao cliente desenvolvido para oferecer serviços e materiais, otimizar custos de operação e atender às necessidades operacionais dos clientes. O EEC é um dos mais abrangentes programas de suporte ao cliente da indústria no que se refere à minimização dos custos de manutenção dos operadores, custos fixos e despesas financeiras, proporcionado um alto nível de disponibilidade operacional.

A Embraer desenvolveu uma solução diferenciada, condizente com sua posição de líder de mercado, oferecendo aos clientes os seguintes benefícios:
- Maior disponibilidade do avião, apoiado por uma eficiente rede de distribuição de peças;
- Gastos previsíveis com peças e controle de custos, por meio de um programa baseado em custos por hora, para o estabelecimento de orçamentos eficazes;
- Centro de serviços dedicado para realizar as inspeções principais e qualquer tipo de manutenção necessária não-programada;
- Serviços executados com equipamentos originais e com a qualidade do fabricante;
- Cobertura de frete e logística para materiais despachados para aeroportos especificados.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados