CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Avançam os programas de jatos executivos da Embraer
Desenvolvimento de aeronaves e expansão do suporte ao cliente marcam evolução contínua

20/05/2008 - 10h53
(Da Embraer) - A Embraer continua expandindo seu portfólio de jatos executivos e, ao mesmo tempo, registra progresso firme no atual desenvolvimento de aeronaves e aprimoramento da sua rede e serviços de suporte ao cliente.
   
 

Divulgação - Embraer

  Divulgação - Embraer
 

Os mais novos jatos executivos da Embraer. A esquerda, o MSJ, e a direita, o MLJ.
 


“Estamos muito satisfeitos com o consistente progresso dos nossos programas de jatos executivos e nossas iniciativas de suporte ao cliente”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Isto é reflexo do nosso comprometimento com o objetivo de introduzir produtos diferenciados e inovadores e soluções de serviço integradas ao mercado.”

Os recém-anunciados programas Embraer MSJ e Embraer MLJ seguem adiante, com mais de 200 profissionais participando do projeto e engenharia dos novos jatos. Os testes preliminares em túnel de vento foram concluídos, modelos digitais criados com o software CATIA V5 e simulações de mecânica dos fluidos computacional (Computational Fluid Dynamics – CFD, na sigla em inglês) executados. A Honeywell fornecerá, para ambos os jatos, os motores HTF7500E, que apresentam eficiência no consumo de combustível e menor nível de emissões, e a unidade auxiliar de potência (Auxiliary Power Unit – APU, em inglês) modelo 36-150. A Rockwell Collins fornecerá o renomado sistema aviônico de última geração Pro Line Fusion.

Os fornecedores de outros sistemas e componentes estão atualmente em fase de seleção. As campanhas de certificação e maturidade do jato Phenom 100 avançam com sucesso. As quatro aeronaves utilizadas exclusivamente para testes completaram recentemente testes de vibração (flutter), a baixa temperatura (cold soak) e de gelo natural e atualmente realizam ensaios de piloto automático. A frota de testes já completou 700 horas de vôo. O jato deverá entrar em serviço durante o segundo semestre deste ano.

Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 oferecerão, como equipamento opcional, o Sistema de Visão Sintética (Synthetic Vision System – SVS) da Garmin. Este sistema apresenta imagens tridimensionais do terreno, obstáculos e tráfego nos Monitores Primários de Vôo (Primary Flight Display – PFD) da cabine de comando Prodigy, exibindo no painel do sistema aviônico tudo o que os pilotos enxergariam do lado de fora da cabine de comando em um dia sem nuvens. O sistema mescla perfeitamente as informações sobre o posicionamento da aeronave com o banco de dados topográficos, gerando e mostrando imagens tridimensionais em tempo real. As informações são apresentadas nos grandes monitores de vôo da cabine de comando Prodigy (baseada no sistema aviônico totalmente digital G1000 da Garmin), plenamente legíveis à luz do sol e com amplos ângulos de visão. Este equipamento oferece maior visibilidade ao piloto, aumentando a segurança do vôo.

O Phenom 300 é a primeira aeronave da categoria light jet a oferecer como opção o sistema SVS. O jato levantou vôo pela primeira vez no último dia 29 de abril e atualmente realiza testes de vibração em solo. O processo de desenvolvimento inteiramente digital e o total comprometimento das equipes do programa possibilitaram que o primeiro vôo ocorresse três meses antes do cronograma originalmente previsto. A primeira entrega deverá acontecer durante o segundo semestre de 2009.

O novo interior do jato Legacy 600, anunciado durante a EBACE 2007, está sendo entregue a clientes desde o início deste ano. Até agora, mais de 130 jatos Legacy 600 foram entregues para 23 países.

O centro de serviços para jatos executivos de Le Bourget da Embraer em Paris recebeu recentemente a certificação Parte 145 da European Aviation Safety Agency (EASA) para operações. As instalações atendem exclusivamente à frota de jatos executivos da Embraer e fazem parte da rede de centros de serviços existente, que inclui a OGMA, em Portugal, e outros quatro centros de serviços autorizados da Embraer na região. Eles realizam serviços de manutenção para o Legacy 600 e darão suporte ao Phenom 100 e ao Phenom 300, à medida que estas aeronaves entrem em serviço.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados