CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

TAM promove Festival de Culinária Regional nos vôos nacionais
Pratos quentes e sobremesas típicas compõem o serviço de bordo especial

15/05/2008 - 10h59
(Da TAM) - A TAM Linhas Aéreas leva, a partir de hoje, dia 15, a rica culinária brasileira para dentro de suas aeronaves com a realização do Festival de Culinária Regional. A novidade faz parte da busca da excelência nos serviços, um dos três pilares de atuação da TAM, junto com a excelência técnico-operacional e de gestão.
   
 

Rodrigo Zanette - 31/03/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A-320-231 da TAM, PT-MZQ, durante passagem baixa no aeroporto de São Carlos.
 


O cardápio foi desenvolvido pelos chefs dos serviços de catering que atendem a TAM, após um profundo estudo das raízes gastronômicas brasileiras. "Os pratos foram adaptados no formato de serviço de bordo, sem que a comida perdesse seu sabor e qualidade, com características adequadas para ser servida em vôo", explica Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM.

Preocupada em oferecer opções diferenciadas aos passageiros em todas as suas viagens, a TAM elaborou quatro ciclos de serviço para cada cidade participante com duração de cinco dias cada, compostos por refeição quente e sobremesa. Nesta primeira fase, pratos típicos do Nordeste, como xinxim de galinha e escondidinho de carne seca, poderão ser apreciados a bordo dos vôos com origem em Brasília e Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), respectivamente. Já os passageiros que partem de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), por exemplo, poderão provar o tradicional virado à paulista com arroz branco.

O prato principal será sempre acompanhado de sobremesa, que também segue o conceito de regionalização. Cocadas, doce de abóbora, brigadeiro de açaí, munguzá, doce de leite com queijo branco e bom-bocado de cupuaçu estão entre as deliciosas opções oferecidas durante todo o Festival.

As refeições e sobremesas serão servidas em embalagem e suporte para os pratos especialmente desenvolvidos para esta ação, acompanhadas de um folheto explicativo. Neles, a companhia descreve a influência das nações de imigrantes na culinária brasileira, que a transformou em uma das mais ricas e variadas do mundo. "Este é um projeto que resgata as raízes e tradições da nossa cultura", afirma Manoela Amaro.

Para caracterizar o serviço, o título do festival foi estilizado com salsinhas, cebolas, coentros, manjericão, pimentas, cravos, canelas e outras especiarias que representam o misto de sabores atraentes e exóticos da gastronomia brasileira.

O Festival acontece até 14 de novembro nos vôos da Super Ponte (São Paulo - Congonhas, Rio de Janeiro - Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte - Confins) e nos vôos com origem e destino no Aeroporto de Guarulhos - SP com duração superior a duas horas, no período entre 11h30 e 14h.


Concurso Online

Com intuito de reconhecer o talento culinário de seus clientes e integrá-los ainda mais à ação, a TAM criou um concurso que acompanha o novo serviço de bordo. Para participar, o passageiro deve se cadastrar no hotsite http://www.culinariaregionaltam.com.br e enviar uma receita típica brasileira, de autoria própria, acompanhada de sua origem (região).

A TAM e a chef do restaurante Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano, escolherão uma receita por mês, todo dia 15, de junho a dezembro deste ano, que será divulgada no hotsite da promoção. Os autores das receitas vencedoras serão premiados com um pacote de viagem, para qualquer destino do Brasil operado pela TAM, com direito a acompanhante.

É permitido o envio de apenas uma receita por cadastro, que deve ser feito exclusivamente pelo hotsite até 14 de novembro de 2008.


Sorteio a bordo

 
Os passageiros dos vôos participantes do Festival ainda concorrerão a um exemplar do livro Festival de Culinária Regional, desenvolvido em parceria com a chef Ana Luiza Trajano e Sadia. O livro contém 22 receitas da culinária brasileira que misturam as tradições das cinco regiões do país.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados