CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Phenom 100 conclui com sucesso a fase de testes a baixa temperatura
Campanha de maturidade do jato executivo da Embraer continua avançando

0
8/05/2008 - 9h54
(Da Embraer) - O quarto jato Phenom 100 concluiu com sucesso, no último dia 14 de abril, os testes a temperatura extremamente baixa (cold soak, em inglês), dando seqüência à campanha de maturidade da aeronave. O ensaio foi realizado em um renomado laboratório climático em Eglin, base da Força Aérea dos Estados Unidos na Flórida. O objetivo é atestar a resistência e o funcionamento da aeronave e dos componentes em condições de frio extremo.

 

Rodrigo Zanette - 11/08/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

O primeiro protótipo do Embraer Phenom 100,
PP-XPH, exposto na Labace, em Congonhas.
 

“A campanha de maturidade é uma etapa importante no desenvolvimento do jato Phenom 100”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer para a Aviação Executiva. “Os testes na Flórida foram conduzidos conforme o planejado e apresentaram resultados muito satisfatórios. Agora, a campanha de maturidade continuará no Brasil pelos próximos meses.”

Durante a primeira viagem aos Estados Unidos, o jato Phenom 100 permaneceu em uma câmera fria por mais de 12 horas, chegando à temperatura -40°C (-40°F). Foram realizados testes de motor, sistemas, baterias, abertura e fechamento da porta e temperatura interna, entre outros. Todos os resultados foram muito positivos. A campanha de testes a baixa temperatura, além de atestar o funcionamento do avião em condições extremas, também serviu para fornecer informações valiosas para se ter procedimentos mais robustos e simplificados para operação em clima frio.

O quarto jato Phenom 100 voou pela primeira vez no dia 26 de março deste ano, na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, no interior do Estado de São Paulo, e participa da campanha de maturidade, composta por um intensivo cronograma de testes em condições reais de operação, incluindo exposição a temperaturas extremas de frio e calor.

Simultaneamente, a Embraer realiza a campanha de certificação com as três primeiras aeronaves Phenom 100. Até o momento, foram realizados testes de vibração, perda de sustentação (stall), qualidade de vôo, desempenho e controle de vôo automático (Automatic Flight Control System – AFCS) e de outros sistemas e características da aeronave.

A certificação do Phenom 100 está prevista para o segundo semestre de 2008. O primeiro Phenom 100 que seguirá para um cliente já está na fase de pré-montagem.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados