CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer inaugura núcleo de desenvolvimento de pessoas
Local concentrará todos os programas de treinamento da empresa no Brasil

26/06/2008 - 1
6h11
(Da Embraer) - A Embraer inaugurou hoje, dia 26, seu novo Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas Casimiro Montenegro Filho, complexo com dois prédios de três andares e auditório, construído na Unidade Eugênio de Melo, em São José dos Campos, e destinado à formação, treinamento e desenvolvimento dos seus empregados. O Núcleo concentrará todos os programas de educação, treinamento e desenvolvimento da empresa, otimizando os recursos investidos e a logística.

 

Rodrigo Zanette - 27/05/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Embraer EMB-110P-1K Bandeirante, C-95B, FAB 2309, do PAMA (Parque de Material Aeronáutico) de São Paulo (Campo de Marte), primeiro avião fabricado em série pela empresa quando pertencia ao Governo Federal, durante o pouso no IX Broa Fly-In.
  
 

Participaram da cerimônia de inauguração do núcleo o Diretor-Presidente da Embraer Frederico Fleury Curado e familiares do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador e realizador do projeto de implantação de uma infra-estrutura de apoio à industrialização aeronáutica, principiado em 1946 com a organização do Centro Técnico da Aeronáutica (CTA, hoje denominado Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), seguido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e que, pouco mais de duas décadas após, deu origem à Embraer. A cerimônia foi aberta pela Diretora de Recursos Humanos da Embraer, Eunice Rios Guimarães Batista.

“Nossa empresa é o resultado de um modelo de desenvolvimento baseado na educação e no conhecimento, lançado pelo Estado Brasileiro logo após a Segunda Guerra Mundial e levado a cabo, geração após geração, por homens de grande visão estratégica, envergadura moral e intelectual, começando pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, a quem temos a honra de dedicar nosso Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

As novas instalações contam com telões, projetores, salas de computadores, infra-estrutura para eventos, biblioteca e videoconferência, além das salas tradicionais. No local, serão realizados cursos, palestras, programas de formação, fóruns de debates e workshops, dentro das melhores práticas e visando a geração e o compartilhamento do conhecimento e o desenvolvimento de competências com vistas ao cumprimento das estratégias da empresa e o crescimento profissional de seus empregados.

Um dos prédios, a ser concluído até agosto deste ano, abrigará o Programa de Especialização em Engenharia (PEE), criado em 2001 com o objetivo de oferecer a engenheiros graduados especialização aeronáutica por meio de um curso de mestrado profissionalizante. Em 2009, serão inauguradas oficinas para o treinamento prático voltado às operações industriais.


O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho

Nascido no Estado do Ceará em 1904, Casimiro Montenegro Filho fez da sua vida uma sucessão de aventuras patrióticas. Era um visionário que sabia concretizar seus sonhos, um empreendedor que influenciava presidentes, ministros e colegas de farda para colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento tecnológico. Em 1931, fez a primeira viagem do Serviço Postal Aéreo Militar, que hoje conhecemos como Correio Aéreo Nacional. Sete anos mais tarde, formou-se engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Esse foi o ponto de partida para a concretização do seu maior sonho: a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1950. O então Coronel-Aviador Casimiro Montenegro Filho acreditava que, para criar uma indústria aeronáutica brasileira, era fundamental investir na formação de técnicos de alto nível. Para isso, não mediu esforços: buscou os melhores professores no mundo, envolveu-se em embates políticos, venceu várias crises. Sem dúvida, um homem de garra que inspira a Embraer em suas realizações.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados