CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

United adota sistema ecológico para lavar turbinas de aviões
EcoPower reduz consumo de combustível e a emissão de gás carbônico para a atmosfera

17/06/2008 - 11h06
(Da assessoria da United no Brasil) - A United Airlines e a Pratt & Whitney assinaram um acordo pelo qual a empresa aérea passará a usar o novo sistema de lavagem de turbinas EcoPower. O sistema, comercializado pela Global Service Partners, uma unidade da Pratt & Whitney, parte do grupo United Technologies, é condizente com os esforços para a preservação do meio ambiente.

 

Divulgação - United

  Divulgação - United
 

Boeing 767-300 da United Airlines, modelo operado nos vôos entre o Brasil (São Paulo - Guarulhos) e Washington, EUA.
 

A adoção do sistema faz parte dos esforços da United para economizar combustível e aperfeiçoar o desempenho ambiental de seus aviões. A empresa calcula que, com a medida, poderá poupar 3 milhões de galões de combustível e emitir 28 mil toneladas a menos de gás carbônico para a atmosfera a cada ano.

O vice-presidente de Engenharia, Materiais e Planejamento da United Airlines, Rick Wysong, comentou que o enorme aumento nos preços dos combustíveis está fazendo com que a empresa procure soluções inovadoras para reduzir seu consumo.

"Além de poupar combustível e melhorar o desempenho das turbinas, o sistema é também um método mais rápido, mais seguro e mais amigável com relação ao meio ambiente de lavar as turbinas, levando à redução das emissões de dióxido de carbono", acrescentou.

O vice-presidente sênior e gerente-geral da Global Service Partners, Jim Keenan, afirmou que o sistema, usado regularmente, melhora o desempenho da turbina, permitindo a redução da queima do combustível. Diminui, ao mesmo tempo, os custos de manutenção e aumenta os intervalos entre as retiradas das turbinas para solução de problemas.

A United Airlines espera integrar todos os seus aviões ao sistema nos próximos meses, período no qual também passará a oferecer o serviço de lavagem para terceiros. O sistema será instalado em diversos aeroportos. Já está certa sua instalação em Washington, Los Angeles e San Francisco.

O EcoPower usa água atomizada na lavagem das turbinas, reduzindo assim os riscos de contaminação com a água que escorre das lavagens. É também mais eficiente e mais rápido do que os sistemas tradicionais. Pode ser usado em turbinas produzidas não só pela Pratt & Whitney, mas também por outros fabricantes, como International Aero Engines, General Electric, Rolls-Royce e CFMI.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados