CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Jatos executivos da Embraer recebem o prêmio Idea/Brasil de design
Aeronaves da família Phenom e o jato Lineage 1000 são premiados

13/06/2008 - 11h54
(Da Embraer) - Os jatos executivos da família Phenom (Phenom 100 e Phenom 300) e o Lineage 1000 da Embraer conquistaram recentemente o prêmio IDEA/Brasil de design, a versão brasileira do prêmio IDEA/USA – uma das mais prestigiadas premiações de design do mundo.

 

Divulgação - Embraer

  Divulgação - Embraer
 

Interior do Lineage 1000.
 

“Estamos muito entusiasmados com o prêmio IDEA/Brasil e o reconhecimento por parte da indústria de design”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “A filosofia de projeto e engenharia da Embraer reflete nossa visão de oferecer ao mercado produtos diferenciados e inovadores.”

Esta primeira edição do IDEA/Brasil premiou projetos em 18 categorias e a Embraer competiu na área de Transporte, que incluiu os temas de Automóveis – Exterior e Interior, Embarcações e Aeronaves – Exterior e Interior, Motocicletas, Veículos de Recreação, Bicicletas, Conceitos e Protótipos.

O julgamento foi baseado nos quesitos sustentabilidade e excelência de projeto, incluindo estética e harmonia de forma, bem como inovação e benefícios aos usuários, clientes, sociedade e meio ambiente. Com o prestigiado prêmio, a Embraer foi a fabricante com o melhor desempenho, recebendo duas medalhas de ouro, uma para cada participação. O IDEA/Brasil é um dos principais prêmios de design do País, tendo recebido 343 projetos nesta edição.

As principais características do projeto do Phenom 100 e do Phenom 300 são conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo operacional. Uma seção de fuselagem com formato oval, com uma espaçosa cabine que se integra à cabine de pilotagem, oferece luz natural por meio de amplas janelas. A avançada tecnologia de aviônica reduz a carga de trabalho do piloto e possibilita a operação por apenas um piloto. A incorporação das mais atuais tecnologias em desenvolvimento de estruturas, produção e propulsão resultou em projetos eficientes que respeitam o meio ambiente – os jatos Phenom 100 e Phenom 300 emitem, respectivamente, 33% e 25% menos dióxido de carbono que aeronaves mais antigas. Os jatos Phenom foram desenvolvidos pela Embraer com ferramentas de projeto totalmente digitais, como o CATIA V5, e seus interiores criados em parceria com a BMW DesignWorksUSA.

O Lineage 1000 foi projetado para maior conforto do passageiro, desempenho destacado e baixos custos operacionais. O projeto do interior, criado em parceria com a Priestman Goode, do Reino Unido, oferece conforto luxuoso, conveniência e privacidade, características que foram priorizadas nesta cabine espaçosa e com estilo, equipada com todo o requinte para uma viagem de primeira qualidade. Tecnologias avançadas, utilizadas, por exemplo, nos monitores na altura dos olhos (head-up displays) e nos comandos de vôo fly-by-wire, melhoram ainda mais a suavidade e a segurança do vôo. Com um sistema de propulsão otimizado, os motores emitem menos poluentes que os concorrentes utilizados em outros aviões. Além disso, os jatos Phenom e o Lineage 1000 cumprirão, com boas margens, as mais recentes normas de ruído da Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aviation Organization – ICAO), conhecida como Stage IV. Estas aeronaves também atenderão as demandas dos aeroportos mais restritivos do mundo em termos de emissão de ruídos, tais como London City, no Reino Unido, e Ronald Reagan Washington National, nos EUA, oferecendo uma opção ambientalmente correta para as comunidades vizinhas.

Recentemente, a Embraer conquistou outros prêmios de design por seus jatos executivos. Os jatos Phenom receberam o IF Awards, na Alemanha, como melhor produto e melhor interior, em 2006 e 2007, respectivamente, bem como o Good Design Awards, na China, pelo melhor projeto, em 2006. Em 2008, o Legacy 450 e o Legacy 500 levaram o Red Dot Award, na Alemanha, pelo projeto do interior. Em maio de 2008, os editores da revista norte-americana Robb Report elegeram o Phenom 100 o melhor dos melhores jatos executivos (Best of the Best Business Jet).


O prêmio IDEA/Brasil

O prêmio IDEA/Brasil é a versão brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, o IDEA/USA, criado há 30 anos e uma das competições de design mais prestigiada do mundo. O prêmio é oferecido no país pela Associação Objeto Brasil, que tem como presidente de honra o empresário José Mindlin e foi criada por Joice Joppert Leal, que trabalha há décadas para promover o design brasileiro com trabalhos, convênios e parcerias em todo o mundo.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados