CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Crianças brasileiras recebem auxílio do Grupo Air France KLM
Empresa toma medidas para responder aos preços sem precedentes dos combustíveis e aumentar sua competitividade

2
3/07/2008 - 10h59
(Da assessoria do Grupo Air France KLM no Brasil) - O Grupo Air France KLM tem uma longa história de compromisso com as comunidades menos favorecidas dos países onde opera. Em todos os continentes, as duas companhias apóiam projetos de fomento a instituições que visam a assistência de pessoas em risco, especialmente crianças, com o fim último de ajudar a criar uma sociedade auto-sustentável. No Brasil não é diferente. Conheça um pouco mais sobre essas ações.
   
 

Rodrigo Zanette - 06/07/2008 

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Boeing 777-228ER, prefixo F-GSPB, da Air France, entregue diretamente pelo pelo fabricante no dia 21 de abril de 1998, estacionado no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
 

   
 

Valdemar Júnior - 30/08/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
  Boeing 777-206ER da KLM, PH-BQN, durante o pouso no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
 

Air France

Por meio da “Fondation Air France”, a companhia opera especialmente em prol de crianças, fomentando seu desenvolvimento por meio da educação, cultura, brincadeiras e ajudando-as a viver melhor. Em 2007, foram disponibilizados mais de 1,6 milhões de euros. Desde sua criação, em 1992, a fundação já auxiliou mais de 500 mil crianças por meio de 377 projetos espalhados por quase 70 países.

No Brasil, a Air France apóia três instituições:
-
GREF (Grupo dos Educadores Sem Fronteiras Aposentados): seu principal campo de atuação é a educação. Atua principalmente nos países africanos de língua francesa, na América Latina e na Ásia. No Brasil, o GREF apóia uma associação de origem francesa, a Solidariedade França Brasil, situada no Rio de Janeiro. Ela construiu creches comunitárias, dirigidas por mães voluntárias, e busca ajudá-las no seu trabalho de educação, que facilitará a integração de jovens e crianças desamparados.

-Terra dos Homens (ABTH): seu público-alvo são crianças e adolescentes que vivem em instituições ou nas ruas, que sofrem violência doméstica, separados ou em vias de separar-se de suas famílias. A associação busca restabelecer os laços familiares. O projeto, financiado pela “Fondation Air France”, oferece apoio psicológico a 30 crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 17 anos, que vivem nas ruas do Rio de Janeiro. A idéia é reintegrá-los às suas famílias e à escola. As famílias devem expressar o desejo de trazer as crianças de volta e comprovar que não apresentam risco a elas.

-Groupe Développement: fundado por voluntários da indústria do turismo em 1979 na França, recebe apoio da Air France há 25 anos. Ele oferece ajuda financeira a ONGs que trabalham com populações carentes em países em desenvolvimento. Garantir micro-crédito, saúde e assistência a crianças que vivem nas ruas, inclusive aquelas exploradas pelo turismo sexual, são os principais objetivos do Groupe Développement. No Brasil, apóia projetos em Ribeirão Preto (SP) e Natal (RN).

A Air France foi a primeira companhia aérea francesa a, em 1998, chamar a atenção de seus passageiros com relação ao turismo sexual. Nos seus vôos de longa distância, como aqueles para São Paulo e Rio de Janeiro, são exibidos pequenos filmes produzidos em parceria com a associação ECPAT (End Child Prostitution, Child Pornography and Trafficking of Children for Sexual Purposes), dedicada a combater o turismo sexual.


KLM

Por meio da fundação “Air Cares”, a KLM contribui a cada trimestre com uma instituição. Atendendo mais de 80 destinos ao redor do globo, a companhia entende seu papel de cidadã do mundo e procura fazer a sua parte, auxiliando ONGs e instituições que promovem o bem-estar e o desenvolvimento de crianças de países em desenvolvimento. Em 2003, por exemplo, a “Air Cares” contribuiu com a instituição “Esperança do Brasil”, de origem francesa, mas com recursos totalmente voltados ao Brasil e que conta com o escritor Paulo Coelho na presidência honorária.

Outra importante instituição que recebe fundos da “Air Cares” é a “Wings of Support”, iniciativa dos funcionários da KLM e da Martinair em todo o mundo. Seu objetivo é prover abrigo e educação a crianças nos países servidos por vôos das duas companhias, inclusive o Brasil, no caso da KLM. Devido ao sucesso da iniciativa, a fundação é atualmente apoiada não só pela KLM e pela Martinair, mas por outras empresas e indivíduos.

A mais recente ação realizada no Brasil contou com o engajamento dos funcionários da KLM e da Air France. Entre 20/05 e 01/07 deste ano, quatro pontos de arrecadação de roupas e agasalhos foram disponibilizados nos escritórios do Grupo AIR FRANCE KLM em São Paulo e no Rio e em suas bases operacionais nos aeroportos internacionais das mesmas cidades. As roupas deveriam ser para crianças e jovens entre 0 e 18 anos. Mais de 200 peças foram recolhidas e entregues à Associação Recanto São Francisco, da cidade de Extrema (MG, próximo à divisa com SP).

De 2000 a 2008, a “Wings of Support” reverteu mais de 95 mil euros a instituições que atuam no Brasil como Afro Reggae, Casa Amsterdã, Sítio Agar, O Sal da Terra, Vila Any, ARCA, Magic Care, APIS e a própria Associação Recanto São Francisco. Esta última foi fundada em 1992 pelo empresário holandês Oscar Brenninkmeijer que, com a ajuda de voluntários, ergueu instalações em Extrema para cuidar de mais de 60 crianças, com idade principalmente entre 4 e 18 anos.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados