CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer assina contrato com a empresa aérea Niki para cinco jatos Embraer 190
Companhia austríaca de baixo custo será a primeira a voar os E-Jets com os novos assentos slim


14
/07/2008 - 21h15
(Da Embraer) - A Embraer e a Niki Luftfahrt GmbH, da Áustria, firmaram um contrato para a compra de cinco jatos Embraer 190. O acordo foi anunciado hoje no 46º Show Aéreo Farnborough, na Inglaterra, e inclui direitos de compra para outras cinco aeronaves do modelo Embraer 190 ou Embraer 195. O valor total do negócio, referido a preço de tabela, é de US$ 187,5 milhões, e pode dobrar, se todas as opções forem confirmadas para o jato Embraer 190. As entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2009.
 
 

Divulgação - Embraer

  Divulgação - Embraer
 

Embraer 190 com as cores da Niki.
 

“A decisão da Niki de escolher o Embraer 190 para complementar sua frota atual de jatos narrowbody é uma ótima notícia”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “A empresa é fiel à sua filosofia de baixo custo e está dando atenção especial às vantagens econômicas que nossos aviões apresentam. A decisão é ainda mais marcante se considerarmos a alta competitividade do segmento de baixo custo na Europa.”

As aeronaves da Niki terão 112 assentos, configuração possível devido à escolha da empresa pelos novos assentos slim, que possuem menor espessura que os que assentos tradicionais normalmente instalados nos E-Jets, mas que oferecem nível de conforto similar para os passageiros.

Beneficiada pelo desempenho sem igual dos E-Jets em termos de custo operacional, bem como de menor consumo de combustível e nível de emissões, a empresa aérea de baixo custo será a primeira na Europa a ter na sua frota dois tamanhos de aeronaves: o Embraer 190 com 100 assentos, otimizado para rotas de média densidade, e aeronaves narrowbody convencionais com capacidade para 150 a 180 passageiros.

“Operar uma empresa aérea em um ambiente tão competitivo como o que temos hoje requer a escolha da melhor aeronave para cumprir sua missão”, disse Niki Lauda, fundador e Presidente da Niki Luftfahrt GmbH. “O mercado de aviação comercial tem se desenvolvido de forma drástica nos últimos anos e, graças ao desempenho econômico do Embraer 190, podemos hoje operar nossa frota com duas aeronaves diferentes. É por isto que optamos pelo E-Jet. O Embraer 190 não é apenas a solução perfeita para ajuste da oferta de assentos da nossa frota à demanda, mas também combina excelente economia com um alto nível de conforto que nossos exigentes passageiros esperam ter quando voam com a Niki.”

O Embraer 190 voará em rotas européias já operadas pela Niki, a partir de Viena e Innsbruck, na Áustria. A empresa aérea também pretende utilizar a aeronave em novas rotas no continente europeu.


A Niki

A Niki Luftfahrt GmbH foi criada em novembro de 2003. Desde então, sua frota e o número de destinos atendidos têm aumentado de forma consistente. A Air Berlin adquiriu 24% da Niki Luftfahrt GmbH em 2004, marcando a primeira aliança entre empresas aéreas européias de baixo custo. Em 2007, a Niki registrou lucro pelo quarto consecutivo, dobrando o valor em relação a 2006. Em 2008, com 350 empregados, a empresa transportará cerca de 2,5 milhões de passageiros. O novo jato Embraer 190 se juntará a oito aeronaves narrowbody maiores na expansão da frota da empresa.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados