CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

TAM amplia market share nos vôos internacionais para 70% em dezembro
Companhia alcança 71% na taxa de ocupação das linhas internacionais no mês

10/01/2008 - 11h18

(Da assessoria da TAM) - A TAM encerrou o último mês de dezembro com 70% de market share no segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias brasileiras, com crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006, e consolidou sua posição de liderança nesse mercado alcançada em julho de 2006. A participação da companhia no acumulado do ano de 2007 ficou em 67,5%, com aumento de 30 pontos percentuais na comparação com o ano de 2006, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Rodrigo Zanette - 31/03/2007 

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A-320-231 da TAM, PT-MZQ, durante passagem baixa no aeroporto de São Carlos.
 

A participação de mercado da TAM nos vôos domésticos foi de 48,9% no acumulado do ano de 2007, mostrando uma evolução de 0,9 ponto  percentual na comparação com o ano de 2006. A companhia apresentou um aumento de 14% no volume de passageiros- quilômetros transportados (RPK) em 2007, enquanto o setor de aviação civil como um todo cresceu 11,9% no mesmo período. O aumento na oferta de assentos da TAM foi de 18,2% no ano passado, superior à média de 16,3% registrada pela indústria. No mês de dezembro, a TAM obteve uma participação de mercado de 48,6%.

A taxa de ocupação (load factor) nos vôos internacionais foi de 71% em dezembro,  superior à média de 65% registrada pelo setor. Nos vôos domésticos, a companhia registrou ocupação de 72%. No acumulado dos 12 meses de 2007, o load factor da TAM foi de 71% no mercado internacional e de 71% no doméstico, superando as médias de 66% e 69% registradas respectivamente pelo setor.

A TAM vem ampliando constantemente sua participação nas rotas internacionais. No último dia 21 de dezembro, a companhia deu início ao novo vôo diário para Madri (Espanha), seu quinto destino direto para a Europa. Em 30 de novembro, a companhia  colocou em operação vôo diário para Frankfurt (Alemanha). Em 28 de setembro passado, a TAM começou a voar diariamente para Caracas (Venezuela) e, no dia 5 de novembro colocou em operação vôo diário para Montevidéu (Uruguai).

Na Europa, a TAM opera vôos diretos para Paris (três freqüências diárias, sendo duas partindo de São Paulo e uma do Rio de Janeiro); Londres (um vôo por dia), Milão (uma vez por dia) e Frankfurt (uma freqüência diária). Nos Estados Unidos, vai a Miami (três vôos por dia, sendo dois saindo de São Paulo e um de Fortaleza, com escala em Belém e Manaus) e Nova York (dois vôos diários). Na América do Sul também vai a vários destinos, entre os quais: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), Montevidéu (Uruguai), Assunção e Ciudad Del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia).

Paralelamente, a TAM tem estabelecido parcerias com diversas companhias aéreas do mundo para oferecer mais facilidades aos seus passageiros. No dia 1º de setembro, a TAM e a TAP iniciaram acordo operacional de compartilhamento de vôos (codeshare), que permite à TAM oferecer várias opções de vôos diretos entre Brasil e Portugal, operados pela TAP. No início de novembro, a TAM e a aliança LAN – integrada por LAN Airlines, LAN Peru, LAN Argentina e LAN Equador – inauguraram acordo semelhante.

A TAM e United Airlines iniciaram no dia 14 de novembro a oferta de vôos em codeshare  entre Brasil e Estados Unidos, em que os clientes das duas companhias podem acumular e usar milhas ou pontos nos programas de passageiros freqüentes de ambas.

No último dia 1º de dezembro, a TAM e a Lufthansa assinaram contrato para iniciar acordo operacional de compartilhamento de vôos (codeshare) em rotas nacionais e internacionais que permitirá às duas empresas oferecer mais opções de vôos aos passageiros que viajam entre Brasil e Alemanha. A expectativa é de implementar a parceria nos vôos da TAM e da Lufthansa no 1º semestre de 2008.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados