CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer destaca o Ipanema na Feicana, em Araçatuba
Pulverizador agrícola movido a álcool é líder de mercado no Brasil

27/02/2008 - 9h48
(Da Embraer) - A Embraer participa, de 26 a 28 de fevereiro, de edição 2008 da Feicana/FeiBio - Feira de Negócios do Setor de Energia, realizada na cidade de Araçatuba, interior do Estado de São Paulo. A Empresa ocupa um estande no setor E21, onde exibirá a aeronave Ipanema.
   
 

Embraer - Divulgação

  Divulgação - Embraer
 

Um dos EMB-202 Ipanema entregues à FAB, que o chama de G-19A, prefixo FAB 0156.
 


Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é fabricado pela Neiva, subsidiária integral da Embraer localizada no município de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Em 37 anos de produção ininterrupta, mais de mil unidades foram entregues.

O Ipanema é a primeira aeronave do mundo fabricada em série certificada para voar com álcool, combustível que tem um impacto muito menor sobre o meio ambiente. Esta é uma das práticas implementadas pela Embraer nos últimos anos para mitigar a emissão de gases que causam o efeito estufa e outros problemas ambientais. Nesse sentido, a Empresa foi a primeira do setor aeronáutico no mundo a conquistar a certificação internacional ISO 14001, que é um atestado das corretas práticas ambientais.

Originalmente movido a gasolina, a Neiva já entregou 47 aeronaves Ipanema a álcool e mais de 150 kits de conversão. Este combustível é de duas a três vezes mais barato que a gasolina de aviação e melhora o desempenho geral do avião, reduzindo os custos de operação e manutenção.

Utilizado principalmente na indústria agrícola, como na aplicação de pulverização de defensivos, o Ipanema pode ainda ser utilizado em combate a incêndios, reboque de planadores, entre outras aplicações. Recentemente, a Embraer entregou duas novas aeronaves Ipanema à Força Aérea Brasileira (FAB), que hoje conta com cinco aeronaves do modelo na frota utilizada para o reboque de planadores para treinamento na AFA (Academia da Força Aérea).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados