CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Air France e OnAir lançam o primeiro serviço de telefonia móvel do mundo a bordo de vôos internacionais
Com o novo serviço, os clientes da companhia aérea francesa poderão
enviar e receber e-mails, mensagens SMS e MMS a 10 mil metros de altura

09/02/2008 - 16h47

(Da assessoria da Air France KLM no Brasil) - A Air France é a primeira companhia aérea no mundo a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus vôos internacionais. Usando o sistema OnAir, os passageiros das aeronaves Airbus A380 operando na Europa podem enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones com acesso a internet.

 

Divulgação - Air France - Foto: John M. Dibbs 

  Divulgação - Foto: John M. Dibbs
 

Boeing 777-300ER da Air France, operado nos vôos de Paris para São Paulo.
 

Em um segundo momento, ainda a ser definido, os passageiros poderão fazer e receber ligações em seus aparelhos de telefonia celular. O serviço está sendo adaptado para manter o conforto e o bem-estar dos passageiros e a OnAir  tem acordos de roaming com diversas operadoras de telefonia móvel.

Os clientes a bordo do avião A380, com capacidade para 123 passageiros, receberão mais informações por meio de um folheto em seus assentos e no anúncio feito pelos comissários, antes da decolagem. A Air France espera também saber a opinião de seus clientes a respeito do novo serviço. Eles poderão preencher um formulário com vinte questões.

Ao final dos seis meses de teste, a Air France irá examinar os comentários feitos pelos clientes para determinar se este serviço será lançado em todos os vôos. “Nós estamos aproveitando cada oportunidade para oferecer aos clientes as últimas inovações tecnológicas, mas continuamos a levar em conta o conforto e bem-estar dos passageiros, nossa prioridade”, relata Patrick Roux, Vice Presidente Executivo de Marketing da Air France.

Benoit Debains, CEO da OnAir, comentou: “Nós estamos felizes que a Air France é a primeira companhia aérea a usar o sistema de telefonia móvel OnAir em seus vôos internacionais. Isso marca uma importante fase na implantação de uma nova geração de serviços de bordo e nós estamos confiantes que esse teste irá definir os padrões futuros em termos de comunicação para passageiros de companhias aéreas”.

O sistema OnAir é certificado pela EASA (Agência Européia para a Segurança da Aviação) e não interfere com os instrumentos de rádio-navegação deste Airbus A380. Ele pode ser utilizado somente em altitude de cruzeiro (3.000 metros, ou 10.000 pés) e quando o sinal luminoso “desligue seu telefone” estiver desativado.


Funcionamento

Os telefones móveis são conectados a uma pequena rede celular instalada dentro do avião. Um modem transmite os dados e ligações para o satélite que os distribui para uma estação na terra. Os dados e as chamadas são então enviados à rede de telefone do passageiro, que emitem um sinal mínimo e não gera risco de interferência na aviônica da aeronave ou nas redes de companhias telefônicas no solo.

Os telefones são usados como no solo. Para fazer uma ligação os passageiros precisam simplesmente discar o prefixo internacional (+) ou 00 + código do país + número do telefone (sem o 0). O custo de troca de dados é cobrado pela operadora de telefone do passageiro e é similar ao valor de chamadas internacionais para celulares.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados