FANÁTICO POR AVIAÇÃO!
 

 
PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

 
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 

NEWS

 
Esquadrilha da Fumaça tem novo líder
EDA contará com 13 pilotos em 2009, 2 a mais do que em 2008


22/12/2008 - 10h51
(
Valdemar Júnior) - O EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), da FAB (Força Aérea Brasileira), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tem novo líder, o Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, desde o dia 19 de dezembro.

_

Rodrigo Zanette - 19/12/2008

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Antigo líder do EDA, Tenente Coronel Aviador Alberto das Neves Neto colocando a bolacha de líder da Esquadrilha da Fumaça no braço esquerdo do novo líder, Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura.
 

O antigo comandante do EDA, Tenente Coronel Aviador Alberto das Neves Neto, transferiu o comando do Esquadrão ao Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura em cerimônia militar alusiva à passagem de comando do EDA em vôo, na AFA (Academia da Força Aérea), sede da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Pirassununga.

Clique aqui para ver as fotos da passagem de comando do EDA.


Durante o discurso de despedida, o
Tenente Coronel Aviador Alberto das Neves Neto não conteve a emoção e chorou.


Novos pilotos

Existe revezamento entre os pilotos da Esquadrilha da Fumaça, que ficam no máximo quatro anos no EDA, e todos os anos há troca de pilotos, o que não foi diferente no fim desse ano. A novidade é o ingresso de mais dois pilotos, aumentando assim o número de comandantes de 11 para 13.

Em 2009, O Tenente Aviador Nielson substituirá o Major Aviador Afonso Henrique na posição número 4 (Ferrolho), e o Capitão Aviador Costa Mattos será substituído pelo Tenente Aviador Franklin na posição número 2 (Ala direita). Também passaram a fazer parte da Esquadrilha da Fumaça o Capitão Aviador Alexandre e o Tenente Aviador André.


A Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça nasceu pela iniciativa de pilotos da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro,que nos intervalos do almoço treinavam acrobacias em formação com a aeronave T-6. Foi criada oficialmente em 14 de maio de 1952, quando houve uma demonstração durante a visita de uma delegação de oficiais estrangeiros.

Hoje,o T-27 Tucano, de fabricação nacional, brilha nos céus sob o comando de pilotos e mecânicos que mantém o mesmo espírito de arrojo desde a criação oficial da unidade.

A Esquadrilha possui, até hoje, mais de 3220 demonstrações em sua trajetória. É interessante ressaltar que a Fumaça se distingue das demais Esquadrilhas do mundo por explorar o vôo invertido em formação nas diversas fases da demonstração.

 

  
ORKUT
| EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE | NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds