CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Air Canada reporta lucro líquido de CAD$122 milhões no segundo trimestre
R
eceita por passageiro aumentou 5%, para CAD$2,5 bilhões

14/08/2008 - 12h52
(Da assessoria da Air Canada no Brasil) - Apesar do aumento do combustível, cujo gasto, em comparação ao ano anterior foi de CAD$212 milhões, no segundo trimestre deste ano a Air Canada conseguiu registrar resultado operacional positivo em seu desempenho, com um lucro líquido de CAD$122 milhões.

 

Rodrigo Zanette - 11/12/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Boeing 767-333ER, C-FMWU, da Air Canada, durante o pouso no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
 

O resultado operacional da corporação no segundo trimestre de 2008 foi de CAD$7 milhões, contra os CAD$88 milhões atingidos no segundo trimestre de 2007. A receita com passageiros aumentou CAD$118 milhões, ou 5%, a partir do segundo trimestre de 2007.

O tráfego incrementou 2.4%, enquanto o yield (Resultado da divisão da receita bruta de transporte de passageiros pela quantidade de passageiros pagantes por milha voada), incrementou 2.5%, refletindo o impacto das iniciativas da empresa para gerar receitas e compensar parcialmente o aumento do preço do combustível. Devido ao crescimento do yield, o RASM (Na sigla em inglês, representa o rendimento por assento disponível por milha), cresceu 2,6% em comparação ao segundo trimestre de 2007.

O custo unitário medido pelo CASM (Na sigla em inglês, significa rendimento por assento disponível por milha), aumentou 6,3% a partir do segundo trimestre de 2007. Excluindo os gastos com combustível, o custo unitário diminuiu 1,7% a partir do segundo trimestre de 2007, refletindo na redução dos custos unitários em cada uma das grandes categorias de gastos, com exceção dos custos de propriedade, com comunicação e tecnologia da informação.

O fortalecimento do dólar canadense em relação ao dólar americano, a redução dos custos unitários, associados aos novos e mais econômicos Boeings 777 e a outros programas de corte de gastos, foram alguns dos importantes fatores da redução do custo global da Air Canada a partir do segundo trimestre de 2007. O maior custo unitário de propriedade reflete o investimento da Air Canada em novas aeronaves, e no programa de renovação do interior das aeronaves antigas.

O EBITDAR (Na sigla em inglês, é usado para analisar o resultado operacional antes dos juros, impostos, depreciação e aluguel da aeronave) atingido, de CAD$249 milhões, representa um decréscimo de CAD$50 milhões em relação ao segundo trimestre de 2007. Em 30 de junho de 2008 a Air Canada reportou um caixa, em dinheiro equivalente e investimento em curto prazo, de CAD$1.5 bilhão.


Algumas realizações no segundo trimestre de 2008:

-Introdução de três Boeings 777-300ER neste trimestre. A Air Canada é a primeira transportadora norte-americana a operar com esta última geração de aeronave, eficiente em consumo de combustível. Até esta data, a Air Canada recebeu 15 Boeings 777 dos 18 previstos para serem entregues até 2009.
-A empresa completou 80% do programa de renovação da frota. As aeronaves restantes têm a remodelação programada para este ano, com exceção dos Airbus A330, cuja renovação deve ser concluída no início de 2009.
-A Air Canada atingiu a pontualidade em 86% das chegadas, um incremento de 6% em relação ao ano anterior. Segundo o Departamento de Transporte dos EUA, e seguindo os padrões da indústria aérea norte-americana, o resultado posicionou a companhia como a mais pontual empresa aérea em comparação com as dez maiores transportadoras americanas.
-Pagou CAD$6,3 milhões neste trimestre para os funcionários dentro do programa de incentivo mensal chamado 'Dividindo nosso sucesso', num total de CAD$16,7 milhões nos dois primeiros trimestres de 2008.
-49% dos consumidores domésticos escolheram uma tarifa mais elevada que a Tango, a mais baixa disponível. Isso representou um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
-A receita dos passes aéreos incrementou 76% sobre o mesmo período do ano passado, e representa aproximadamente 5.2% da receita da América do Norte.
-A Air Canada continuou a expandir a oferta de passes aéreos, e as opções de pagamento e inscrição para viagens ilimitadas. A empresa fixou o crédito de passes com o lançamento de passe para a Classe Executiva, além de passes para viagens ilimitadas para Ontário e Quebec neste verão.
-A penetração da web para vendas domésticas no Canadá foi de 65%, um incremento de 2% em relação ao segundo trimestre de 2007. A penetração da web para vendas de vôos entre Canadá e EUA foi de 53%, um incremento de 3% sobre o mesmo período do ano passado.
-74% das vendas domésticas no Canadá, ou 63% quando combinadas com as vendas nos EUA, foram feitas diretamente com a Air Canada, online ou através de call centers.
-Melhoria da frota e da eficiência operacional, que em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior contribuiu para a economia de aproximadamente 18 milhões de litros de combustível sobre o aumento de 2.4% do tráfego de passageiros. Isto representou uma redução de 46,456 toneladas na emissão de CO
2, o equivalente à retirada de 11,614 carros de circulação por ano.
-Desde o lançamento do programa de redução de CO
2, em maio de 2007, os clientes da Air Canada têm financiado a plantação de mais de 1,900 árvores para compensar a emissão de 9,5 toneladas de carbono, o equivalente à retirada de 2,300 carros das estradas por ano.
-A Air Canada foi eleita a Melhor Companhia Aérea para o Canadá pelos leitores da revista Travel Executive em uma pesquisa anual realizada com os leitores.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados