CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Instituto Embraer lança o Programa Ação na Escola 2008
Projetos ligados à educação podem ser inscritos até 17 de outubro

06
/08/2008 - 11h38
(Da Embraer) - O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa inicia na próxima segunda-feira as inscrições para o Programa Ação na Escola deste ano (PAE-2008). A iniciativa tem como objetivo estimular a participação da comunidade na gestão da escola pública e financiar projetos que visem melhorias a partir de necessidades identificadas pela própria instituição, a comunidade e os voluntários.

 

Divulgação - Embraer

  EMBRAER
 

Os quatro jatos da família Embraer 170/190.
 

O funcionamento do PAE é semelhante ao do Programa Parceria Social (PPS), também desenvolvido pelo Instituto Embraer. Escolas da rede pública apresentam projetos que tenham o apoio e a participação de empregados da Embraer. Se aprovado, o Instituto Embraer financia a iniciativa, sendo que os contemplados recebem apoio financeiro no valor máximo de R$ 20 mil. As inscrições vão até o dia 17 de outubro.

O projeto apresentado deve fazer parte de um Plano de Ação elaborado pela escola proponente, criado a partir de avaliações participativas, utilizando-se uma metodologia específica que é disponibilizada pelo Instituto Embraer.

É importante que o Plano de Ação, metodologia que estabelece objetivos a serem atingidos em um determinado prazo, seja elaborado sob a responsabilidade da direção da escola, mas com a participação efetiva da comunidade (estudantes, profissionais de educação, gestores e dirigentes de ensino, lideranças comunitárias, pais de alunos, iniciativa privada e voluntários).

Essa metodologia se apóia na participação ampla dos diversos segmentos da comunidade escolar e permite a construção coletiva de um processo de avaliação da qualidade da escola, facilitando o planejamento de ações para a sua melhoria. Nos dois anos de funcionamento do PAE, desde 2006, foram recebidos 114 projetos para análise, dos quais 34 foram aprovados.

A edição 2008 do PAE traz algumas novidades, incluindo a publicação de um artigo na revista Nova Escola sobre o projeto que vier a ser melhor pontuado de cada região (São José dos Campos, Gavião Peixoto e Botucatu, todas no Estado de São Paulo).

Ainda como parte da premiação, as 30 primeiras escolas que inscreverem seus projetos no Portal Cidadania Embraer (http://www.cidadaniaembraer.org.br/site/) receberão uma assinatura anual da revista “Superinteressante” ou “Mundo Estranho”. Além disso, 20 escolas consideradas mais criativas na forma de mobilização da comunidade receberão uma assinatura semestral de uma das revistas acima citadas. Os prêmios são cumulativos.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados