CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

LAN lidera compromisso para qualidade ambiental na América Latina
A iniciativa criada pela IATA, denominada "Green Aviation Partners" e lançada no  início deste mês, foi patrocinada por importantes organismos relacionados com a aviação civil e comercial e não tem precedentes no mundo

23/04/2008 - 9h37
(Da assessoria da
LAN no Brasil) -
A mudança climática e o impacto no meio ambiente preocupam a indústria aérea, que emite menos de 2% do total de CO2  (dióxido de carbono) no mundo e corresponde à sexta parte desse poluente gerado pelo transporte terrestre.  Para reduzir substancialmente a emissão de CO2, a aviação está implantando diversas iniciativas, segundo afirmou Giovanni Bisignani, Diretor Geral da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) durante reunião anual da associação, em 2007.

 

Valdemar Júnior - 27/02/2008

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A320-233, prefixo CC-CQM, da LAN, estacionado no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos.
 

Nesse contexto, a LAN, liderando o setor na América Latina, encabeçou o compromisso com o meio ambiente realizado no dia 1º de abril último na  FIDAE (Feira Internacional do Ar e do Espaço) em Santiago. Essa iniciativa tem sido impulsionada pela IATA em conjunto com a LAN e tem contado com o patrocínio de importantes organizações da indústria, como a Comissão Latino-Americana da Aviação Civil (CLAC); Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) e ALTA (Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo).

A LAN foi a primeira companhia aérea da América Latina a firmar este importante acordo, comprometendo-se a destinar todos seus esforços para preservar o meio ambiente e contribuir para a diminuição da emissão do CO2. O compromisso com o "Green Aviation Partners" inclui 10 iniciativas, entre as quais estão: incorporação dos critérios ambientais nas decisões; otimização do uso de recursos com tecnologia disponível impulsionando sistemas de gestão ambiental e programas de eco-eficiência; promoção da investigação e desenvolvimento; e implementação de soluções inovadoras para reduzir o impacto no meio ambiente, entre outras ações.

O primeiro ato é a doação de 500 mudas de árvores que serão plantadas no Cerro Calán, uma das mais importantes colinas de Santiago, através da organização não-governamental Cultiva, especialmente dedicada a programas de reflorestamento.


A LAN e seu compromisso com o meio ambiente

Há vários anos a LAN desenvolve iniciativas para proteger o meio ambiente. Uma das mais importantes se relaciona ao programa da renovação da frota, iniciado em 2000, com a integração de 38 novos Airbus da família A320, que consomem menos combustível e, conseqüentemente, têm redução de aproximadamente 10% na emissão do dióxido de carbono. Com a retirada dos Boeing 737-200 da frota de curto alcance, prevista para os próximos meses, a redução atingirá 15%.

Atualmente, mais de 90% dos vôos da LAN em rotas domésticas no Chile são operados com os novos Airbus, desenhados com um novo sistema de gestão meio ambiental (EMS), baseado na norma ISO 14001, que garante o cumprimento dessas medidas durante toda a vida útil das aeronaves. Outra vantagem das novas aeronaves é a redução dos níveis de ruídos, diminuindo consideravelmente a contaminação acústica. Além disso, a nova frota baixou o impacto acústico na superfície próxima da pista, beneficiando tanto as pessoas que trabalham no terminal como aqueles que moram nas proximidades.

A LAN também está investindo na frota de longo alcance.  Até o fim dessa década, os Boeing 767-300 reduzirão a emissão do dióxido de carbono em torno de 5%, devido à incorporação de dispositivos, nas asas, de última geração que melhorarão a aerodinâmica, reduzindo o consumo de combustível e, conseqüentemente, o impacto no meio ambiente.

Entre 2011 e 2016 a LAN terá marco fundamental em seu compromisso com o meio ambiente. Com investimentos de US$ 3,5 bilhões serão incorporados à frota da companhia 32 Boeing 787 Dreamliner. Esta aeronave incorpora tecnologia de última geração e é considerada como o novo avião ecológico.

Adicionalmente, graças ao trabalho de diferentes áreas da companhia, as diversas iniciativas ecológicas que estão sendo implementadas desde 2005 têm ocasionado mudanças na forma de operar, permitindo a diminuição do dióxido de carbono. Entre elas estão a otimização de planos de vôo e melhor administração do peso transportado nos aviões. Quanto ao uso de papel, mais de 97% de todos os boletos de passageiros emitidos pela companhia são feitos eletronicamente (e-ticket).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados