CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer apresenta os programas dos jatos executivos MLJ e MSJ
Companhia seleciona fornecedores de motores e aviônicos

14/04/2008 - 15h29
(Da Embraer) - A Embraer apresentou no último dia 8 de abril, formalmente, os novos programas dos jatos executivos Embraer MSJ e Embraer MLJ, recentemente aprovados pelo Conselho de Administração da companhia. O Embraer MSJ, da categoria midsize, com alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas), e o Embraer MLJ, da categoria midlight, com alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas), estarão posicionados entre o Legacy 600 e o Phenom 300 no portfólio de jatos executivos da empresa. Serão investidos aproximadamente US$ 750 milhões em pesquisa e desenvolvimento para os novos modelos, que entrarão em serviço no segundo semestre de 2012 e 2013, respectivamente.

 

Divulgação

  Embraer
 

Da esquerda para a direita, o MSJ e o interior da aeronave.
 

“O Embraer MSJ e o Embraer MLJ são mais uma evidência do nosso compromisso em introduzir produtos diferenciados e inovadores no mercado de aviação executiva”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Hoje, avançamos mais um passo em direção à nossa visão estratégica de longo prazo de nos tornarmos um dos principais fabricantes no mercado global de aviação executiva.”

“Estamos satisfeitos em anunciar os novos projetos do Embraer MSJ e Embraer MLJ”, afirmou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Acreditamos que estes novos jatos revolucionarão as categorias midsize e midlight, oferecendo o que há de melhor em termos de altura da cabine, conforto com um projeto moderno, tecnologia fly-by-wire, desempenho superior e baixos custos de operação.”

O Embraer MSJ e o Embraer MLJ foram apresentados pela primeira vez na NBAA 2007, em Atlanta, nos Estados Unidos, como aviões-conceito. Levantamentos com especialistas em aviação e potenciais compradores confirmaram a visão da companhia em oferecer os melhores jatos das categorias midsize e midlight.

O Embraer MSJ e o Embraer MLJ oferecerão uma incomparável experiência de viagem, com uma altura de cabine de 1,82 metro (6 pés) e um interior com estilo desenvolvido em parceria com a BMW Group DesignworksUSA. Um sistema de controles de vôo fly-by-wire proporcionará um vôo confortável e suave.

O lançamento comercial dos dois novos jatos ocorrerá em maio, durante a European Business Aviation Convention and Exhibition (EBACE), em Genebra, na Suíça. Um modelo em tamanho real do Embraer MSJ estará exposto e os nomes dos jatos serão revelados. A companhia começará a receber ordens de compra para os dois aviões durante a EBACE. A Embraer também anunciou a seleção dos fornecedores dos motores e dos aviônicos dos novos jatos. A Honeywell proverá o sistema de propulsão HTF7500E, que respeita o meio-ambiente e é baseado na comprovada plataforma do HTF7000, incorporando as mais recentes tecnologias para cumprir os requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e níveis reduzidos de ruído e emissão de poluentes.

A Rockwell Collins fornecerá o sistema aviônico de última geração Pro Line Fusion™, uma cabine de comando moderna e integrada que oferece amplo alerta situacional e uma interface altamente intuitiva para o usuário. As avançadas capacidades gráficas apresentam uma imagem de alta resolução para sistemas visuais melhorados e sintéticos, bem como um radar meteorológico multi-scan.

O desenvolvimento das novas aeronaves avança com mais de 200 profissionais já engajados no projeto e engenharia. Os testes preliminares em túnel do vento foram concluídos, modelos digitais dos jatos foram criados com o software CATIA V5 e as simulações de mecânica dos fluidos computacional (Computational Fluid Dynamics - CFD) foram realizadas.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados