CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Morre o Comandante Fernando Rocha, piloto da FEB na 2ª Guerra Mundial
T
enente Aviador Fernando Corrêa Rocha era o único ex-combatente da 2ª Guerra Mundial vivo no Estado de São Paulo

0
2/04/2008 - 9h58
(Valdemar Júnior) - Morreu ontem, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, o Tenente Aviador Fernando Corrêa Rocha, mais conhecido como Comandante Rocha, último combatente da 2ª Guerra Mundial vivo no estado de São Paulo, de falência múltipla dos órgãos.

 

Foto: Valdemar Júnior - 19/08/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM
Comandante Rocha sendo homenageado pelo Grupo Eu Amo Voar, durante um dos eventos organizados pelos nossos amigos de Araraquara.
 

 

Foto: Rodrigo Zanette - 12/10/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Republic P-47 Thunderbolt, pilotado pelo Comandante Rocha durante a 2ª Guerra Mundial. Pertence à Fundação Santos Dumont e está exposto no Museu da TAM, em São Carlos.
 

Fernando Corrêa Rocha estava vivendo em Araraquara, cidade onde nasceu e que amava. O Comandante ficou dez dias internado em São Paulo.

O Tenente Aviador participou de 74 missões voando no caça bombardeiro Republic P-47 Thunderbolt, cedido pelos EUA ao Brasil para ser usado pela FEB (Força Expedicionária Brasileira), em combates na Itália.

O enterro aconteceu ontem, dia 1º de abril, às 16h, na Capela 2 do Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) lamentou "o falecimento de um dos seus ilustres veteranos e heróis da Segunda Guerra Mundial."


Leia a íntegra da nota da FAB

"FAB lamenta informar a perda de um Herói da 2ª Guerra Mundial

A Força Aérea lamenta o falecimento de um dos seus ilustres veteranos e heróis da Segunda Guerra Mundial, o Tenente Aviador Fernando Corrêa Rocha, ocorrido nesta madrugada (1º de abril) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Rochinha, como era conhecido por amigos e familiares, apresentou-se para concorrer a uma bolsa de treinamento militar, oferecida pelos Estados Unidos à Força Aérea Brasileira, no ano de 1942, quando cursava o 2º ano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

O fato de já ser piloto civil facilitou a sua convocação e posterior realização do curso de piloto militar. Em 4 de julho de 1944 juntou-se ao grupamento que seguiu para Suffolk, em Long Island, EUA, com o objetivo de preparar-se para combater na Campanha da Itália.

Em céus italianos, realizou sua primeira missão em 6 de maio de 1944 e a última em 1º de maio de 1945, cumprindo um total de 74 missões a bordo do legendário P-47 Thunderbolt, de código B-5. Essa aeronave encontra-se atualmente no Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, estado de São Paulo.

Chegou ao Teatro de Operações como Aspirante Aviador da Reserva e foi promovido ao posto de 2º Tenente em 21 de maio de 1945, ocasião em já havia regressado para o Brasil e estava servindo no 1º Grupo de Aviação de Caça.

Pouco tempo depois decidiu seguir carreira na aviação civil, sem, contudo, desvencilhar-se das suas origens como legítimo piloto da aviação de caça da Força Aérea Brasileira.

Ao ausentar-se do nosso convívio, o Tenente Rocha nos deixa, além da saudade, um legado de coragem, vibração e altruísmo, virtudes peculiares aos Veteranos da Campanha da Itália e que inspiram as novas gerações da aviação de caça. Seu passado heróico serve, ainda, para preservar a chama que alimenta, nos profissionais de azul, o orgulho de pertencerem à Força Aérea Brasileira.

O sepultamento do Ten Rocha será realizado hoje, 1º de abril, às 16h00, na Capela 2 do Cemitério do Morumbi em São Paulo (SP)."

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados