CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Pousada do Broa entra no circuito internacional de turismo aéreo
Local foi incluído no roteiro de comitiva alemã composta por nove aeronaves que chega ao Brasil no início de outubro

21/09/2007
(
Da assessoria do Instituto Arruda Botelho) - No dia 4 de outubro, nove aviões vindos da Alemanha cruzarão os céus de Itirapina (SP). A bordo, 25 tripulantes, membros da Pilot und Flugzeug (PUF) – associação alemã de pilotos e proprietários de aeronaves – que seguirão rumo à Pousada do Broa (Rodovia Municipal Ayrton Senna, km 8 - Itirapina – SP).
   
 

Rodrigo Zanette - 15/07/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Vista do pátio Alpha e do hangar principal do Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho.
 

A passagem pela pousada é parte de uma trajetória pela América do Sul pré-estabelecida pelo grupo de aviadores no início do ano em visita ao Brasil. Na ocasião, o grupo conheceu os destinos, aeroportos e as condições operacionais brasileiras. A bordo de um PA-30, bimotor construído em 1964, Jan Brill, membro da PUF e editor da revista da associação, afirmou ter ficado impressionado com a estrutura da pousada quando veio ao Brasil para conhecê-la e definiu que o grupo passaria pelo local quando estivessem no País.

“Desde um campo de golfe próprio até um instituto integrado de aviação, a pousada é um lugar muito especial onde é celebrada a aviação e sua história. O lugar - longe dos centros turísticos e a meio caminho entre o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu - com certeza vale a visita de aviadores viajantes. A hospitalidade é simplesmente avassaladora”, afirma Jan Brill.

Entre os itens fundamentais do local para viagens deste porte, o Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho reúne todas as condições técnicas para pouso e decolagem de aeronaves de até médio porte, com pista de 1.050m, torre de controle, biruta, farol rotativo e balizamento e classe de operação H24 (Homologado Visual diurno/noturno).

Pelo roteiro, o grupo deverá começar a viagem pela América do Sul por Natal (RN), seguindo para o Rio de Janeiro (RJ), Pousada do Broa (Itirapina/SP), indo até Foz do Iguaçu (PR), o último destino brasileiro.  De lá, seguirão para Buenos Aires (ARG), San Antonio (ARG), Ushuaia (ARG), Puerto Natales (Chile), Santiago (Chile), Atacama (Chile), La Paz (Bolívia), Puno (Peru), Guayaquil (Equador), Panamá City (Panamá), Key West (EUA) e Nova York (EUA).  Da maior cidade norte-americana, as aeronaves voltarão para a Alemanha.

Desde 1991, a entidade de aviação organiza vôos bienais, rumo a algum local do planeta.  Toda a “caravana” é formada por leitores e proprietários de aeronaves. “Já fomos a vários locais interessantes de todo o mundo. Faltava conhecer a América do Sul”, conta Jan Brill.  Em sua última aventura, realizada em 2005, o grupo visitou a China a bordo de pequenos aviões (Beech A-36T, Cheyenne III, Cessna 303, M-20M, PA-34, PC-12, C-340, e o PA-30).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados