CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer entrega o 50° A-29 Super Tucano à FAB
Aeronave faz parte do lote de 99 aeronaves encomendadas pela Força Aérea Brasileira

20/09/2007
(
Da Embraer) - A Embraer entregou ontem a 50ª aeronave A-29, designação do Super Tucano na Força Aérea Brasileira (FAB), em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto da Empresa, interior do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença de importantes autoridades civis, militares e executivos da Embraer.
   
 

Rodrigo Zanette - 29/10/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Embraer A-29B Super Tucano, FAB 5925, durante o Domingo Aéreo, na AFA, em Pirassununga.
 

“Com a entrega do 50º A-29, estamos dando continuidade a mais uma etapa de longa parceria histórica de sucesso entre a FAB e a Embraer”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo. “Ao desenvolver um conceito básico de comunalidade de sistemas, equipamentos, simbologias e interfaces de última geração entre o A-29 e os caças F-5M e A-1 (designação do AMX na FAB) em processo de modernização, a FAB assume posição de destaque no cenário mundial. A Embraer, sendo parte deste esforço, projetando e desenvolvendo os meios para concretizar tal conceito, sente-se desafiada a, cada vez mais, investir no desenvolvimento técnico e industrial da empresa, de maneira a contribuir para a evolução da nossa Força Aérea.”

O Super Tucano compõe, juntamente com as aeronaves de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR) EMB-145 AEW&C de alerta aéreo antecipado e controle e EMB-145 RS/AGS de sensoriamento remoto e vigilância ar-terra, designadas R-99A e R-99B pela FAB, respectivamente, o segmento aéreo do Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (SIVAM), além de integrar-se às operações de treinamento básico e avançado dos pilotos da FAB.

“A incorporação do A-29 à FAB propiciou um salto tecnológico que nos levou à quarta geração da aviação militar”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. “A entrega da 50ª aeronave representa a consolidação de mais uma parceria profícua entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer.”

Além das 50 aeronaves Super Tucano entregues para a FAB, os aviões também operam atualmente na Força Aérea Colombiana. A experiência operacional obtida pelo Super Tucano capacita-o como a única aeronave turboélice em fabricação no mundo que cumpre missões de vigilância e combate contra-insurgência, além de ser utilizada para treinamento.


O Super Tucano

O Super Tucano é uma inovadora evolução do bem-sucedido Tucano, que tem cerca de 650 unidades em serviço em 15 Forças Aéreas no mundo inteiro. O Super Tucano foi desenhado para operar nos cenários mais complexos de combate, incluindo visão noturna, uso de armamento inteligente e sistema de enlace de dados (data link). Além de uma estrutura reforçada para operações em pistas não preparadas, o Super Tucano conta com um avançado sistema de navegação e pontaria de armas que lhe garante alta precisão e confiabilidade na realização de suas missões, mesmo em condições extremas e sem apoio logístico. A fabricação da aeronave prossegue firme em uma linha de produção bem ativa e flexível, evidenciando a capacidade da Embraer de acomodar as necessidades do cliente e entregar aeronaves em prazos reduzidos. Com relação ao suporte logístico, item muito importante para o ciclo de vida operacional da aeronave, a Embraer dispõe de um sistema amplo, eficiente e confiável distribuído pelo mundo, com aeronaves voando em seis continentes. No mercado de Defesa, tal sistema apóia 650 aviões Tucano, 250 Bandeirante, além de muitas outras aeronaves em mais que 20 forças aéreas. Em termos da aviação comercial, a Embraer fornece suporte para quase mil jatos da família ERJ-145 e mais de 250 E-Jets no mundo.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados