CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Pistas de Congonhas ficarão mais curtas
Diminuição será feita para a construção de áreas de escape

14/09/2007
(
Valdemar Júnior - com a assessoria da TAM) - O Ministério da Defesa anunciou que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vai ter as duas pistas diminuídas para a construção de áreas de escape. A pista principal, que conta com 1940 metros de comprimento, passará a ter 1640 metros, contando com duas áreas de escape, uma em cada cabeceira, com 150 metros cada, e a pista secundária vai diminuir de 1.435 metros para 1.195 metros, e com isso, vai ter duas áreas de escape com 120 metros em cada cabeceira.
   
 

Valdemar Júnior - 07/2000

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

ATR-42 da Pantanal pousando e Fokker-100 da TAM sendo empurrado no pátio.
 

O Ministério da Defesa informou que "a segurança é o objetivo permanente e primordial que orienta as ações em relação à aviação civil. O Ministério da Defesa realizou estudos no Aeroporto de Congonhas com o objetivo de assegurar o princípio essencial de prestar o serviço público de forma adequada e de permitir que os passageiros viajem com tranqüilidade. Os estudos realizados apontaram a necessidade de criação de áreas de escape. Tais áreas proporcionarão maior segurança para o pouso e decolagem das aeronaves, com uma área adicional de pista, que pode ser utilizada quando de algum problema. As áreas de escape a serem implantadas reduzirão a extensão utilizável para pouso e decolagem."

A partir de amanhã, sábado, dia 15 de setembro, não será mais possível a operação de aeronaves de categorias 3 e 4 (como os modelos Embraer EMB-120 Brasília, ATR-42/72, Fokker-50, Embraer ERJ-135/145, Fokker-100, Airbus A-319/320/321 e Boeing 737-200/300/400/500/600/700/800/900) na pista secundária, que passará a ser usada por aeronaves de pequeno porte, principalmente táxis aéreos.
 
A pista principal terá restrições de pouso e decolagem em dias de chuva e as companhias aéreas terão que alterar a configuração das aeronaves utilizadas e/ou reduzir o seu peso de acordo com o manual dos fabricantes.

Segundo a nota do Ministério da Defesa, "a implantação da área de escape fará com que Congonhas passe a contar com uma área de escape para eventualidades no pouso e na decolagem e as companhias aéreas terão que se restringir às operações com aviões que se enquadrem nos novos tamanhos de pista."
 
A TAM informou que a
s alterações anunciadas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, afetam pouco a operação da companhia nesse aeroporto. A partir deste fim de semana, os pousos e decolagens com as aeronaves Airbus A-319 e A-320, que compõem a frota da TAM, serão feitos exclusivamente na pista principal.

O Airbus A-319 continuará operando em Congonhas sem restrições em condições de pista seca e com mínimas restrições para decolagem com pista molhada. A TAM possui 15 aviões desse modelo e sete deles são dedicados à Ponte Aérea (São Paulo - Rio).

Os Airbus A-320 também terão seus pousos e decolagens mantidos normalmente com a pista principal seca. Já com a pista molhada haverá pequena limitação de peso para pousos e decolagens. A TAM possui 62 aeronaves A-320 em sua frota.

De acordo com estimativas preliminares, apenas 2% dos vôos operados pela TAM em Congonhas poderão ser afetados com a nova configuração das pistas. Em relação ao número de vôos que compõem a malha aérea a partir desse aeroporto não haverá alteração imediata.         

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados