CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Réplica do avião Demoiselle ficará exposta no aeroporto de Congonhas
Exposição é mais uma das iniciativas do Projeto Demoiselle que em novembro comemorará os cem anos dessa excepcional aeronave que revolucionou a aviação mundial

23/10/2007

(Da assessoria do IAB) - Uma réplica do Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont construída pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), ficará exposta no saguão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, durante essa semana, de 24 a 28 de outubro. A exposição é mais uma das iniciativas do Projeto Demoiselle que em novembro comemorará os cem anos dessa excepcional aeronave que revolucionou a aviação mundial.

 

Rodrigo Zanette - 11/08/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Uma das réplicas do Demoiselle, 2° avião de Santos Dumont, construído pelo Instituto Arruda Botelho, exposto na Labace, em Congonhas.
 

Na mesma semana, outras réplicas do Demoiselle também participarão do Domingo Aéreo, tradicional evento aeronáutico realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em comemoração à Semana da ASA e ao Dia do Aviador, ambos no mês de outubro. O evento, que acontece no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, será realizado no dia 28 de outubro. Na ocasião, enquanto uma das réplicas do IAB ficará exposta, uma outra sobrevoará o local do evento.


Projeto Demoiselle

O Projeto Demoiselle foi idealizado pelo IAB com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da aviação para um País de dimensões continentais como o Brasil, além de divulgar mundialmente os feitos de Alberto Santos-Dumont.

Fernando Arruda Botelho afirma que o Demoiselle não só inspirou a primeira geração de aviões, como também influência até hoje os conceitos da aviação. “É sem dúvida, a base da aviação no mundo. O Demoiselle tem estrutura excepcional e influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a européia – no começo do século XX”, ressalta.

Até o momento, o IAB já construiu cinco réplicas do avião. A conclusão da primeira, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate histórico de Santos-Dumont. Desde o ano passado, elas estão em exposição pelo Brasil e fazendo vôos comemorativos, inclusive no exterior em homenagem aos 100 anos de sua construção (realizada em novembro de 1907).

Entre os eventos de destaque, a exposição no Sinclair Community College e vôo histórico simultâneo de réplicas do Flyer B, dos Irmãos Wright, e do Demoiselle, em Dayton (Ohio/EUA), e a exposição no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, todos no ano passado. Já em 2007,  exatamente um século após ser criado por Santos-Dumont e voar pela primeira vez em Paris, o Demoiselle voltou aos céus da França. Em junho, a réplica do Instituto Arruda Botelho foi a grande atração do festival aéreo de La Ferté-Alais, do 47º Paris Air Show, em Le Bourget, e do aeródromo de Saint Cyr.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados